12/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Wilson Lima acompanha obras de sistema de abastecimento de água em Codajás

Publicado em 03 de agosto, 2025

Wilson Lima acompanha obras de sistema de abastecimento de água em Codajás

Com quase metade dos serviços concluídos, projeto vai atender toda a zona urbana do município e beneficiar oito bairros com água tratada. (Foto: Alex Pazuello/Secom)

O governador Wilson Lima vistoriou, no sábado (02/08), o avanço da obra de revitalização e ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). Com investimento no valor de R$ 30,6 milhões, oito bairros da cidade serão beneficiados com água tratada e de qualidade.

“Essa é uma obra fundamental para garantir qualidade de vida para as pessoas que moram aqui. Nós estamos requalificando esse espaço, construindo uma nova área de reservação com estrutura moderna”, disse o governador Wilson Lima.

O novo sistema vai fornecer água tratada e de qualidade para a população, beneficiando de forma direta os bairros Bela Vista, Viver Melhor, Grande Vitória, Laguinho, Nova Conquista, Peti, Badajós e Centro, englobando assim todo o perímetro urbano de Codajás.

“Essa nova água que vai chegar vai servir para abastecer aqui a comunidade e também para consumir”, destacou o morador do bairro Laguinho, José Ribeiro.

A obra contempla, entre outros serviços, a instalação de uma balsa metálica de captação, com capacidade para 300 metros cúbicos de água por hora (m³/h), e a implantação de adutoras de água bruta e de água tratada, com a mesma capacidade de captação, bem como quatro reservatórios elevados, sendo três deles com capacidade de 300 m³ e um com 400 m³.

Além disso, também serão construídos um Centro de Reservação e Distribuição Central, composto por uma Estação de Tratamento de Água (ETA); um reservatório semienterrado com capacidade para armazenar 1.000 m³ de água tratada; uma estação elevatória de água tratada; uma casa de química para preparação e dosagem de produtos químicos utilizados no tratamento da água; um laboratório de análises da qualidade da água; e um depósito de produtos químicos.

Após a entrega da obra, a Cosama assumirá integralmente a operação da nova estrutura, com uma equipe técnica qualificada e preparada para garantir o funcionamento eficiente do sistema e atender com agilidade às demandas da população.

Serviços em execução

Nesta etapa, estão em andamento os trabalhos de demolição dos antigos reservatórios; construção do reservatório semienterrado; construção da elevatória de água tratada; construção dos reservatórios elevados com capacidade de 300 m³, nos bairros Bela Vista, Nova Conquista e Badajós, e do reservatório elevado de 400 m³; e a construção do galpão de armazenamento, refeitório e laboratório.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.