13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Deputado estadual: Ipen/G6 revela primeiros do interior. Hoje tem live, às 10h. Veja

Publicado em 01 de agosto, 2025

Deputado estadual

Deputado estadual tem os primeiros colocados todos do interior. Na arte feita por IA): Beto D’Angelo, Mayara Pinheiro, Mayra Dias e Carlinhos Bessa

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas do Norte e o consórcio de seis portais (Ipen/G6) revela resultados para deputado estadual. Se a eleição fosse agora, o deputado Cristiano D’Angelo, irmão do prefeito de Manacapuru, Beto D’Angelo, seria o mais votado na reeleição (1,30%). A lista completa, com os nomes citados, está ao fim desta reportagem.

O interior leva de lavada os cinco primeiros lugares. Sargento Salazar e Roberto Cidade, que vêm a seguir, disputarão a Câmara Federal. Os seguintes, então, pela ordem, são Mayara Pinheiro (0,50%), filha do prefeito de Coari, Adail Pinheiro; Carlinhos Bessa (0,40%), filho do ex-prefeito de Tefé Carlos Bessa; e Mayra Dias (0,40%), esposa do ex-prefeito de Parintins Bi Garcia. Segue uma lista de Wilson Lima, Amom Mandel, David Almeida e Eduardo Braga. O seguinte, que realmente concorrerá à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é Thiago Abrahim, filho do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim. Alberto Neto aparece entre este e o seguinte, que abre a lista de parlamentares da capital, o coronel PM Dan Câmara, irmão do deputado federal Silas Câmara.

A pesquisa foi realizada entre 18 e 25/07/2025. O trabalho foi feito a pedido do G6, consórcio formado por Portal do Marcos Santos, Portal do Mário Adolfo, Blog do Hiel, Portal Único, de Cláudio Barbosa, BNC, de Neuton Correa, e Amazonas Atual, de Valmir Lima. Foram ouvidos 1,5 mil eleitores, dos Municípios com os maiores colégios eleitorais do Amazonas: Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.

Como não é possível criar cartelas com todos os prováveis candidatos a deputado estadual, a pesquisa Ipen/G6 ouviu citações espontâneas dos eleitores.

 

Outros resultados

A pesquisa Ipen/G6 vem sendo revelada ao longo da semana. Na terça (29/07), na corrida pelo Governo, o levantamento apontou liderança folgada do senador Omar Aziz (PSD-AM), com 46,7%, na pesquisa estimulada, o que lhe daria vitória no 1º Turno. Se David Almeida entrar na disputa é o segundo colocado (24,2%). Sem ele, Maria do Carmo ocupa o segundo lugar (18,5%). Tadeu de Souza, em terceiro sem o prefeito de Manaus, tem 6,7%.

Quarta (30/07) foi a vez do levantamento para senador. Se a eleição fosse agora, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) seria reeleito (27%). O deputado federal Alberto Neto (PL-AM), com 20,4%, o governador Wilson Lima (16,1%) e o ex-vice-prefeito Marcos Rotta (10,9%) brigariam pela outra vaga.

O atual senador Plínio Valério (PSDB-AM), que também concorrerá à reeleição, aparece em 6º lugar (9,3%). Está atrás até do ex-deputado federal Marcelo Ramos (9,6%), que anunciou a intenção de entrar na disputa apenas no dia 19/07.

Ontem foi o dia dos candidatos a deputado federal, com Sargento Salazar e Amom Mandel liderando a lembrança do eleitor.

Amanhã (02/08), o portal divulgará o resultado de um levantamento à parte: o número de torcedores de Caprichoso e Garantido nesse universo apontado acima. E, domingo, será a vez dos times de futebol, do Estado ou não, com maiores torcidas.

 

Abrangência

Os eleitores ouvidos na pesquisa Ipen/ G6 estão dentro da amostragem revelada pela eleição de 2024, disponibilizada em dados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) este ano, e o Censo do IBGE de 2024. O universo abrangeu, proporcionalmente, os Municípios de Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Maués, Manicoré, Iranduba, Careiro, Borba, Autazes e Tefé.

A confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 2,52%, para mais ou para menos, correspondendo a um total de 1,5 mil entrevistas.

Os dados foram coletados através de questionário estruturado em dispositivo eletrônico, composto por questões abertas e fechadas. A coleta de dados se deu através de entrevista direta, na técnica de abordar porta a porta.

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A LISTA DOS NOMES CITADOS NA PESQUISA IPEN/ G6

PS: É citação obrigatória, por questões de direitos autorais, nas inevitáveis cópias do resultado, por quaisquer outros meios de comunicação que não participem do consórcio responsável pelo pagamento da pesquisa.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.