06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa visita fábrica da Bajaj, destacando crescimento da produção de motos no PIM

Publicado em 30 de julho, 2025

Suframa visita fábrica da Bajaj, destacando crescimento da produção de motos no PIM

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta quarta-feira (30), a unidade da fábrica de motocicletas da indiana Bajaj, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da capital amazonense. A planta, única da empresa fora da Índia, foi inaugurada em junho de 2024 e já demonstra significativo crescimento no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), além do técnico da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, Emmanuel de Aguiar, e do gerente de Projetos, Ozenas Maciel.

Suframa

Os representantes da Suframa foram recebidos pelo Managing Director da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, e pelo diretor industrial, Adelino Cardoso. A visita técnica percorreu toda a linha de produção da fábrica, que segue o modelo adotado na matriz da empresa, na Índia.

Segundo os executivos da Bajaj, em seu primeiro ano de operação a nova planta produziu 9 mil motocicletas que, somando-se à produção realizada em parceria com a Dafra, foram 30 mil unidades em 2024. Para este ano, a expectativa é alcançar 20 mil unidades produzidas na planta própria de Manaus.

Unidade Manaus

Atualmente, a Bajaj conta com mais de 200 funcionários diretos na unidade de Manaus e possui uma rede de 47 concessionárias em operação em todo o país. O suporte logístico de peças é realizado por um armazém em Barueri (SP), de onde são despachadas peças com agilidade para a rede, inclusive via transporte aéreo em situações emergenciais.

Durante a visita, o superintendente Bosco Saraiva destacou a estrutura da fábrica e as condições oferecidas aos trabalhadores. “A Bajaj é um exemplo de empreendimento bem planejado e que demonstra, já no primeiro ano de operação, uma curva de crescimento consistente. Além disso, chama atenção a atenção com o bem-estar dos colaboradores”, afirmou.

Tags: , ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.