07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Teatro Amazonas: Estado lança Festival de Cirandas 2025 nesta terça-feira

Publicado em 28 de julho, 2025

Teatro Amazonas: Estado lança Festival de Cirandas 2025 nesta terça-feira

A contagem regressiva para o 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) será oficialmente iniciada nesta terça-feira (29/07), com o Lançamento do Festival de Cirandas 2025 no Teatro Amazonas, a partir das 20h. O evento é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Realizado no último fim de semana de agosto, o Festival de Cirandas 2025 acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no município de Manacapuru. A cerimônia de lançamento no Teatro Amazonas reunirá as três cirandas — Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional — que subirão ao palco com apresentações especiais. O evento também contará com a presença dos itens oficiais, das diretorias e das torcidas das agremiações, marcando o início oficial da temporada de cirandas no estado.

Cultura

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância do festival para a valorização da identidade amazônica: “O Festival de Cirandas é uma das manifestações culturais mais genuínas do nosso estado. Ele movimenta a economia, o turismo, o sentimento de pertencimento e, acima de tudo, celebra a força do povo do interior. Nosso compromisso é garantir que a cultura do Amazonas continue viva, pulsante e valorizada”, afirmou o secretário.

Festival de Cirandas 2025

Durante os três dias de festival, as cirandas se apresentarão no Parque do Ingá, conhecido como “Cirandódromo”. A cada noite, uma agremiação defenderá seu tema em busca do título de campeã.

Em 2025, a atual campeã Guerreiros Mura tentará o bicampeonato com o tema “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”. A Ciranda Flor Matizada levará à arena o tema “Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira”, enquanto a Ciranda Tradicional apresentará “Sapucai’Ay: O grito que vem das águas”.

Estado

Em junho deste ano, o Governo do Amazonas anunciou o repasse de R$ 3,6 milhões para o festival, com R$ 1,2 milhão destinado a cada agremiação.

Reconhecido como o segundo maior festival folclórico do Amazonas, o Festival de Cirandas de Manacapuru reuniu cerca de 30 mil pessoas em 2024, consolidando-se como uma das maiores celebrações culturais do estado.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.