05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Lula participa de cúpula no Chile em defesa da democracia na América Latina

Publicado em 20 de julho, 2025

Lula participa de cúpula no Chile em defesa da democracia na América Latina.

Encontro reúne presidentes da América Latina e Europa em meio à tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (20) para Santiago, capital do Chile, onde participará, na segunda-feira (21), de uma cúpula internacional em defesa da democracia. O encontro, organizado pelo presidente chileno Gabriel Boric, contará ainda com a presença dos presidentes da Colômbia (Gustavo Petro), Espanha (Pedro Sánchez) e Uruguai (Yamandú Orsi).

A reunião acontece em um momento de crescente tensão entre Brasil e Estados Unidos. Na última semana, o governo norte-americano anunciou uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros e revogou os vistos de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Em resposta, Lula tem reiterado publicamente a defesa da soberania nacional.

Reunião de alto nível

A agenda em Santiago será composta por uma reunião reservada entre os chefes de Estado, seguida de um almoço e de um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa. O diálogo será estruturado em torno de três temas centrais:

Defesa da democracia e do multilateralismo;

Combate às desigualdades e uso responsável de tecnologias digitais;

Enfrentamento à desinformação.

Segundo o Itamaraty, o encontro dá continuidade à primeira reunião de alto nível “Em defesa da Democracia: lutando contra o extremismo”, realizada em setembro de 2024, durante a 79ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e convocada por Lula e Sánchez. A expectativa é de que a iniciativa tenha nova edição em setembro deste ano, durante a 80ª Semana de Alto Nível da ONU.

Aliança contra o extremismo e a desinformação

Os presidentes têm buscado articular uma frente comum contra ameaças às instituições democráticas, em especial o avanço da desinformação e campanhas de interferência estrangeira. Em fevereiro, Lula, Boric, Petro, Orsi e Sánchez participaram de uma reunião virtual para discutir os riscos que esses fenômenos representam às democracias.

Na ocasião, o premiê espanhol afirmou que os cinco países trabalhariam juntos para garantir que as redes sociais estivessem “livres de bots e de ódio”, reforçando a necessidade de regulação e transparência no ambiente digital.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.