
Foto: Divulgação/Semsa
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou, na manhã desta terça-feira, 8/7, uma ação educativa especial para permissionários de restaurantes e lanchonetes do Manauara Shopping, centro comercial localizado na zona Centro-Sul de Manaus. Além de uma palestra sobre boas práticas, a ação também abrangeu inspeções aos lanches e restaurantes.
O trabalho da Visa Manaus, por meio do Laboratório de Vigilância Dr. Edivar dos Santos Fernandes (Labvesf), é parte de um projeto que busca reforçar o monitoramento da segurança sanitária em todos os shoppings centers da cidade, como explica o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.
“A Visa Manaus, seguindo a determinação do prefeito David Almeida, dá continuidade a esta iniciativa, que ganha importância especial devido à grande procura da população pelos shoppings centers. Os restaurantes e lanchonetes dos shoppings têm o licenciamento sanitário atualizado, mas isso não os isenta de reforçar os conhecimentos sobre as boas práticas sanitárias, que devem estar sempre atualizados e colocados a serviço da população”, afirma.
O Manauara é o sexto shopping center de Manaus a receber a ação conjunta Visa-Labvesf. Além dele, os shoppings Amazonas, Manaus Plaza, Studio 5, Millennium e Soberane já receberam o projeto.
Etapas
A programação, de caráter orientativo, acontece em três etapas: primeiro, a equipe do Labvesf coleta amostras dos alimentos vendidos nos diferentes restaurantes e lanchonetes do local. Em seguida, os fiscais da Visa Manaus inspecionam esses mesmos estabelecimentos e, na última fase, as duas equipes apresentam os resultados das ações aos responsáveis pelos estabelecimentos, com uma palestra especial de reforço sobre as boas práticas sanitárias no setor de alimentos.
Na ação do Manauara Shopping, a palestra foi ministrada pela fiscal Josimara Moura, da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus.
Os restaurantes e lanchonetes que apresentarem irregularidades nos produtos ou nos ambientes, têm um prazo para adequação às normas sanitárias, e serão reinspecionados para verificar o cumprimento dessas adequações.
Para o estoquista Leonardo Armas, 36 anos, o trabalho ressaltou a importância do monitoramento constante sobre a higiene nos serviços de alimentação.
“O cuidado com a manipulação dos alimentos é uma das questões mais importantes que nós, franqueados de restaurantes, temos que observar. A apresentação de hoje foi especialmente útil porque mostrou todas as complicações que podem surgir da negligência com esse cuidado. O trabalho em restaurantes é um trabalho em equipe, e todos nós precisamos cobrar esse zelo, mas também dar o exemplo. Agradeço à equipe por ter reforçado essa necessidade em todos nós”, disse.
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail [email protected] (em qualquer horário).
Deixe um comentário