Exposição ‘Sesá Ixé: Olhar Eu’ celebra trajetória da artista indígena Auá Mendes

Exposição ‘Sesá Ixé: Olhar Eu’ celebra trajetória da artista indígena Auá Mendes

A exposição “Sesá Ixé: Olhar Eu” está em cartaz na Galeria do Largo, no Centro Histórico de Manaus, com 23 obras inéditas da artista indígena Auá Mendes, da etnia Mura. Pinturas, arte digital e intervenção de graffiti compõem a mostra que celebra a trajetória da manauara radicada em São Paulo há cinco anos.

Com curadoria de Cléia Viana, as criações para esta itinerância exploram uma “cartografia afetiva” entre memória ancestral e transfeminilidade, com técnicas que evocam o expressionismo de Kokoschka e a ousadia de Anita Malfatti.

Mostra

A mostra, reinterpretada para o contexto amazônico, amplia a versão original da Ação Educativa, realizada em São Paulo, em 2024, com Vera Nunes como curadora.

Nascida em Manaus, em 1999, Auá Mendes é artista visual, designer gráfica, ilustradora, muralista, grafiteira, arte-educadora e se consolida como força da arte contemporânea com passagens pela 18ª Bienal de SP e 1ª Bienal das Amazônias, além de projetos para Nike, Google, Banco do Brasil e Converse BR.

Cultura

A exposição “Sesá Ixé: Olhar Eu” tem apoio do Converse BR e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A mostra é aberta ao público, de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h, até 7 de setembro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.