PL de Roberto Cidade propõe apoio ao empreendedorismo digital para a juventude amazonense

PL de Roberto Cidade propõe apoio ao empreendedorismo digital para a juventude amazonense

Aprovada por unanimidade em votação no plenário, a iniciativa aguarda agora a sanção governamental. (Foto – Herick Pereira)

Com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico por meio da tecnologia, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou o Projeto de Lei nº 91/2025. A proposta estabelece diretrizes para o “Incentivo ao Empreendedorismo Jovem no Mercado Digital no Amazonas”, voltado especialmente para jovens de baixa renda entre 18 e 29 anos. Aprovada por unanimidade em votação no plenário, a iniciativa aguarda agora a sanção governamental.

“O incentivo ao empreendedorismo digital para jovens de baixa renda pode reduzir a desigualdade social, promover a independência financeira e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. Além disso, iniciativas de capacitação em tecnologia e inovação podem preparar esses jovens para as profissões do futuro”, destacou o deputado-presidente.

Segundo Cidade, o projeto busca viabilizar parcerias entre o setor privado, universidades e organizações do terceiro setor. “Queremos criar oportunidades por meio de parcerias com o setor privado, universidades e organizações sociais”, afirmou.

A proposta contempla ações como a criação de incubadoras e aceleradoras digitais, oferta de cursos gratuitos em tecnologia, gestão e inovação, além da facilitação do acesso a crédito com condições especiais. Também está previsto o desenvolvimento de uma plataforma digital para a divulgação e comercialização de produtos e serviços criados pelos jovens.

Para participar das ações previstas, os interessados deverão comprovar residência no Amazonas, apresentar um plano de negócios, estar matriculados ou ter concluído o ensino médio ou superior e, no caso de jovens de baixa renda, comprovar a situação socioeconômica. O projeto visa incentivar áreas como e-commerce, desenvolvimento de aplicativos e softwares, marketing digital, produção de conteúdo e serviços on-line.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.