Efetivo da PMAM conclui curso para atuar em ocorrências de busca e localização de artefatos explosivos

Foto: Gisele Simões/PMAM

Um grupo de 18 policiais militares concluíram, na manhã desta quinta-feira (03/07), o Curso de Busca e Localização de Artefatos Explosivos (BlaEx), que tem como foco preparar os profissionais para agirem em ocorrências que necessitem de conhecimento técnico e metodologia antibomba.

A capacitação está em sua sexta edição e é desenvolvida pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), e teve cerimônia de encerramento no auditório das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

Segundo o comandante do Grupamento Marte, capitão Laio Pontes, o curso tem como objetivo capacitar os policiais militares para o enfrentamento de ocorrências envolvendo artefatos explosivos, preparando-os tanto emocional quanto fisicamente para situações de crise. “O curso é voltado para o compartilhamento de conhecimentos específicos e metodologias antibombas, e também para fortalecer a atuação integrada entre policiais da corporação e de outras unidades coirmãs”, explicou.

A formação teve duração de 30 dias e abordou conteúdos teóricos e práticos, com disciplinas voltadas para busca e localização de artefatos explosivos, terrorismo, dispositivos de acionamento e armadilhas. Iniciada com 26 participantes, a capacitação foi concluída por 18 policiais militares, que superaram os desafios propostos ao longo deste período.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva destacou a importância da qualificação profissional dos policiais militares e agradeceu o apoio dos familiares dos participantes. “A missão do policial militar é muito árdua. Esse curso é mais uma forma de prestarmos um serviço de qualidade à sociedade. É nesse processo que os alunos compreendem as exigências da nossa atuação e a razão de tantas situações enfrentadas nas ruas. Agradeço especialmente às famílias, que são o suporte essencial durante esse período intenso de formação”, ressaltou o comandante-geral.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.