Corregedoria de Justiça do Amazonas lança ‘Guia Prático de Regularização Fundiária Urbana’

Corregedoria de Justiça do Amazonas lança ‘Guia Prático de Regularização Fundiária Urbana’

A Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) lançou e tornou público o “Guia Prático de Regularização Fundiária Urbana”. Como um dos legados da “Semana Solo Seguro – Favela”, realizada no período de 9 a 13 de junho, a publicação reúne informações técnicas para orientar profissionais, registradores de cartórios, registradores de imóveis, gestores públicos, moradores e demais interessados no tema quanto à efetivação, mecanismos e possibilidades de regularização no estado.

Guia prático

Em 52 páginas, o “Guia Prático de Regularização Fundiária Urbana” disponibiliza orientações e informações, tendo sido elaborado com os seguintes tópicos em sua composição: “Contextualização da Regularização Fundiária no Estado do Amazonas”; “Papel do Judiciário e do Programa Solo Seguro”; “Compreendendo a Reurb”; “Passo a Passo da Reurb”; “Marco Temporal”; “Da Titulação em Reurb (Legitimação Fundiária)”. “Benefícios da Reurb”; “Diferença entre Reurb e Parcelamento do Solo (Lei n.° 6.766/79)” e “Arrecadação de Áreas Devolutas”. O documento também disponibiliza aos leitores, modelos de documentos de regularização fundiária.

Em seu início, a publicação conta com um texto de apresentação, de autoria do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, no qual o magistrado destaca que a regularização fundiária urbana “representa um dos maiores desafios e simultaneamente uma das mais importantes oportunidades para a promoção da justiça social em nosso país”.

Apresentação

Na apresentação, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas também evidencia a importância do Amazonas no cenário da regularização fundiária, “No Amazonas, este desafio ganha contornos ainda mais complexos devido às particularidades de nossa ocupação territorial, à dinâmica de nossas cidades e à sensibilidade ambiental de nosso bioma. O direito à moradia digna, consagrado em nossa Constituição Federal, não se concretiza apenas na existência física de um teto, mas se completa com a segurança jurídica proporcionada pelo título de propriedade e pelo acesso a serviços públicos essenciais. Infelizmente, a ausência histórica de políticas públicas efetivas de habitação resultou em um quadro de informalidade urbana que atinge milhões de brasileiros, muitos deles aqui em nosso Estado”, destaca o corregedor-geral de Justiça do Amazonas.

Regulamentação

Reforçando o que foi mencionado pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos no texto de apresentação do “Guia Prático de Regularização Fundiária Urbana”, o juiz-corregedor-auxiliar, Igor de Carvalho Leal Campagnolli – que atuou na organização do documento – citou que, com base na Lei n.º 13.465/2017, que regulamentou e estabeleceu procedimentos ágeis e eficazes para a regularização fundiária, a Corregedoria-geral de Justiça do Amazonas apresenta o guia como uma ferramenta de consulta e orientação para todos os agentes que atuam nesta temática.

A publicação, segundo o magistrado, também sintetiza os principais aspectos da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), como modalidades, procedimentos e benefícios, além de assuntos como as ações da CGJ-AM no fomento à regularização e objetivos e funcionamento do “Programa Solo Seguro”.

Programa Solo Seguro

Por meio do “Programa Solo Seguro” e durante as ações da “Semana Solo Seguro-Favela”, realizada de 9 a 13 de junho deste ano de 2025 e que contou com um total de 12.425 mil regularizações fundiárias viabilizadas em benefício de aproximadamente 50 mil pessoas, o Poder Judiciário amazonense, por meio da CGJ-AM, realizou a articulação com diversos atores e órgãos públicos no processo, buscando superar obstáculos burocráticos e promover as soluções que garantem o direito ao solo seguro aos cidadãos amazonenses.

O Guia está acessível no link a seguir:

https://www.tjam.jus.br/index.php/component/fileman/?view=file&routed=1&name=Guia%20de%20Regulariza%C3%A7%C3%A3o%20Fundi%C3%A1ria%20da%20CGJ%20AM%20%281%29.pdf&container=fileman-attachments

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.