09/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Marujada de Guerra bate o tambor para anunciar a chegada das alegorias do Caprichoso na concentração

Publicado em 17 de junho, 2025

Foto: Elinaldo Tavares

Trabalho finalizado, obras de arte prontas, chegou a hora de revelar os segredos dos “tempos de retomada”. Mas não basta só conduzir as gigantes alegorias, o Boi Caprichoso transformou o momento, na tarde desta terça-feira, 17, em homenagem aos artistas que ficaram meses trabalhando na construção do espetáculo.

Para dar apoio aos 200 Paicksés (empurradores de alegorias), o bumbá reuniu a Marujada de Guerra, itens, diretores, raça azul e torcedores na saída dos primeiros módulos.

Foto: Elinaldo Tavares

Um momento ecumênico marcou o início do translado, como acontece todos os anos. Estavam na benção o padre Oseas Cativo, mãe Rayane e Gilvana Borari.

A chegada das alegorias na concentração foi ao som de muita toada, fogos de artifício e a emoção contagiando os brincantes com o módulo central do ritual Itigãs – a Retomada dos Espíritos, do artista Kenedy Prata; a onça Mothokari, de Zico Almeida; o módulo Yacuruna, de Eddi Dudee, e outras peças.

Foto: Elinaldo Tavares

Artista e presidente azulado, Rossy Amoedo estava emocionado. “É um momento esperado por todos nós, um trabalho de planejamento de vários meses, de muito suor, amor e dedicação dos nossos artistas, empregados na arte, o dom que Deus deu. O Caprichoso está preparado com itens coletivos e individuais, boas toadas e a régua do espetáculo estará nivelada por cima. Aqui não é apenas um sonho, mas uma grande entrega com planejamento. Estamos trazendo um boi forte para brigar por esse título”, reafirmou.

Rossy saudou os integrantes do Conselho de Arte, itens, artistas, brincantes, diretoria, empurradores de alegorias e todos que compõem o bumbá.

Foto: Elinaldo Tavares

O presidente do Conselho de Arte, Erick Nakanome, estava feliz com o resultado árduo do trabalho. “Foi quase um ano de trabalho. Nós descansamos apenas um mês. E é esse momento que a gente revela parte do nosso projeto para a Nação Azul e Branca, para os visitantes, para todo mundo que compõe o festival”.

Um dos artistas dos módulos que chegaram na concentração, Kenedy Prata revelou que apenas um central do ritual Itigãs foi transportado. “Ainda temos mais surpresa, minha alegoria vai chegar a 22,5 metros de altura com uma profundidade de 45 metros”, revelou.

Foto: Elinaldo Tavares

Empurrando alegoria, o trabalhador Alcinei da Silva, o Cabeça, na equipe Paiksés desde os 22 anos, falou que este ano o Caprichoso está grande e ousado. “Temos que agradecer nossos artistas, a expectativa é muito grande. E os adversários que venham, mas o Caprichoso está preparado para mais um título, a vitória é certa”, confiou.

Foto: Elinaldo Tavares

Foto: Elinaldo Tavares

Texto: Peta Cid – Especial para o Portal do Marcos Santos. Colaborou Oliver Freire

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.