21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Plano Estadual de Bioeconomia é tema de diálogos em Beruri, Canutama e Pauini

Publicado em 23 de maio, 2025

Plano Estadual de Bioeconomia é tema de diálogos em Beruri, Canutama e Pauini

Extrativistas, membros da sociedade civil e de instituições participaram da construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas nos municípios (Foto: Divulgação/Sedecti)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nos dias 21 e 22 de maio, novas etapas dos Diálogos Municipais voltados à construção do Plano Estadual de Bioeconomia. Os municípios de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), Canutama ( a 619 quilômetros da capital amazonense) e Pauini (localizado a 923 quilômetros de Manaus) foram palcos de debates sobre o fomento à economia sustentável nas regiões, agregando membros de instituições, representantes dos povos originários, extrativistas e demais integrantes da sociedade civil.

Beruri

No município de Beruri, os Diálogos foram realizados na quarta-feira (21/05), no Centro de Convivência do Idoso. O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, ressaltou a importância da região para que os debates ocorram. “Em Beruri, não levamos resposta, mas levamos escuta, porque a bioeconomia que sonhamos começa ali, onde o saber já existe e floresce”, afirmou.

A secretária municipal de produção, Jaqueline Lima, reforçou a importância do Plano para os produtores que atuam de forma concentrada no extrativismo de cada cadeia produtiva, sobretudo com a produção de açaí e castanha.

“O Plano de Bioeconomia é muito importante para o estado do Amazonas, para que possamos colocar em foco todos os entraves e dificuldades de todos os produtores e extrativistas que trabalham diretamente na base, e o Plano vem justamente para trazer melhorias para todas as cadeias produtivas da sociobiodiversidade”, pontuou Jaqueline.

Canutama

Em Canutama, o evento ocorreu no Auditório Marista. A assessora da Sedecti, Paula Monari, ressaltou os objetivos da construção do Plano a partir da participação da sociedade. “Nós esperamos que, dentro deste Plano, as demandas sejam feitas de forma sustentável, coerente e justa, para que ele seja efetivado, de fato, em benefício da comunidade”, destacou Paula.

O secretário municipal de produção e abastecimento, David Martins de Freitas, expressou suas expectativas com a formulação do documento. “O Plano Estadual de Bioeconomia trará para nós uma esperança, e com ele, esperamos que a construção possa atender as necessidades de forma clara e eficiente”, pontuou.

Pauini

No município de Pauini, os debates para a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas foram feitos na Câmara Municipal. O vice-presidente da Câmara, José Roberto de Lima, reforçou os objetivos dos Diálogos para a construção coletiva do Plano, enfatizando a participação dos membros da sociedade em geral.

“Um evento como esse é muito importante para que possamos ouvir os setores do município, a sociedade civil como um todo, levando em consideração que é de suma importância a elaboração e a finalização desse Plano para obter o acesso às políticas públicas voltadas à questão da sociobiodiversidade como um todo”, destacou José.

Os Diálogos realizados em Beruri, Canutama e Pauini foram organizados por meio de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.