Na abertura da Semana Nacional do Registro Civil, Wilson Lima destaca apoio do Estado para mutirão de atendimentos

Na abertura da Semana Nacional do Registro Civil, Wilson Lima destaca apoio do Estado para mutirão de atendimentos

Durante a abertura da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”, nesta segunda-feira (12/05), o governador Wilson Lima destacou a importância da documentação para o acesso a serviços básicos, reforçando a estrutura do Governo do Amazonas disponibilizada para o evento. A ação é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e vai até o dia 16 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“Não é um mutirão só de documentos, mas acima de tudo, de dignidade porque nós estamos falando daquilo que é básico. Ter uma Carteira de Identidade, um CPF, uma Certidão de Nascimento, é o primeiro passo para que se possa ter acesso aos serviços públicos. Além disso, também estamos com as nossas estruturas da Carreta da Saúde, com a Fundação de Vigilância em Saúde, com a Sejusc, Prodam e outras estruturas importantes para dar todo o suporte necessário para essa ação”, afirmou o governador Wilson Lima.

Carteiras

Até o dia 16 de maio, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vai realizar a emissão de mil Carteiras de Identificação Nacional (CIN) no evento. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também vai disponibilizou equipes para a expedição de Certidão de Nascimento e Cadastro da Pessoa Física (CPF).

Para o “Registre-se”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deslocou uma das unidades da Carreta da Saúde. A estrutura vai ofertar serviços como emissão do Cartão Nacional de Saúde (CadSUS) e exames de ultrassonografia e mamografia, bem como orientações sobre a Telessaúde. A Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) integrou a programação com testagem rápida para o público presente.

Identidade

A dona de casa Maria Elizabeth Maia, de 48 anos, aproveitou o evento obter a segunda via da Carteira de Identidade e realizar testes rápidos pela FVS. Moradora da zona rural, ela falou sobre a importância de ter acesso a um documento em ações do tipo.

“Aqui podemos encontrar vários atendimentos. Isso pra mim é importante, porque a gente que mora na zona rural é um pouco difícil estar se locomovendo de um lado para o outro”, destacou a dona de casa.

Além do governador Wilson Lima, compuseram o evento de abertura o presidente do TJAM, Jomar Fernandes; o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, José Hamilton dos Santos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça; o defensor público-geral, Rafael Barbosa; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT), Jorge Álvaro Marques; o coordenador do Registre-se, Roberto Taketomi; além de secretários estaduais e municipais.

Evento

O “Registre-se!” chega à terceira edição neste ano de 2025, mobilizando mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período. O evento marca um esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.

Além da ação que será realizada em Manaus, o Poder Judiciário promoverá ações na “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), com programação para a população local nos dias 15 e 16 de maio.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *