17/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Efetivo da PMAM é treinado para atuar em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco

Publicado em 05 de maio, 2025

Foto: Divulgação/PMAM

Um grupo de 38 policiais militares integra a turma inicial do V Curso de Operações de Choque, que tem o objetivo de capacitar os profissionais de segurança para lidarem em ocorrências que exijam aplicação de técnicas voltadas para situações de crise envolvendo distúrbios civis e intervenções de alto risco. O curso é realizado pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Choque.

A capacitação, que durará cerca de 45 dias, é considerada uma das mais exigentes e estratégicas da corporação militar. A aula inaugural aconteceu na manhã desta segunda-feira (05/05), na Escola da Polícia Militar CETI Professora Eliana de Freitas Moraes, no bairro Lagoa Azul, zona Norte de Manaus.

O curso prepara os policiais militares para atuar em situações de crise, controle de distúrbios civis, reintegrações de posse, intervenções em presídios e grandes eventos. A rotina de estudos não se resumirá apenas às ações táticas. A grade curricular também prioriza a formação intelectual e estratégica dos agentes de segurança.

Os policiais militares vão participar de aulas teóricas e práticas em áreas como Legislação Aplicada ao Policiamento de Choque, Técnicas de Policiamento Tático, uso de material bélico específico e Gerenciamento de Crises. Além disso, os PMs receberão noções sobre Operações na Selva, Operações Ribeirinhas e Inteligência Policial, preparando-os para atuar em qualquer ambiente urbano ou rural do Amazonas.

Os policiais militares também passarão por simulações de controle de distúrbios em eventos, intervenções em estabelecimentos prisionais e operações de reintegração de posse. Cada etapa é acompanhada de avaliações físicas, psicológicas e técnicas.

O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destacou a importância do curso para a segurança pública do estado. “Os nossos policiais vão passar por capacitações teóricas e práticas que os deixarão aptos para atuar em todo o estado, em qualquer situação. O policial do Batalhão de Choque precisa estar pronto para o enfrentamento urbano, operações de selva e situações de crise em áreas rurais ou ribeirinhas. O curso capacita os policiais para atuar em situações críticas e exige preparo técnico, psicológico e muita resiliência”, explicou.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.