Ufam tem eleição acirrada e disputa em segundo turno pela reitoria da instituição

Ufam tem eleição acirrada e disputa em segundo turno pela reitoria da instituição

A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 0,05 ponto percentual, evidenciando uma eleição polarizada e competitiva. (Foto: Reprodução)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) definirá seu próximo reitor em segundo turno, marcado para a próxima segunda-feira, 14 de abril. A decisão será entre as chapas Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma, liderada pelo professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, o professor Marcão, e Mudança!, encabeçada pela professora Tanara Lauschner.

O primeiro turno da consulta à comunidade universitária ocorreu no dia 7 de abril e teve resultado apertado. A chapa de Marcão ficou em primeiro lugar com 33,27% dos votos, seguida de perto pela chapa de Tanara Lauschner, que obteve 33,22%. A diferença entre os dois candidatos foi de apenas 0,05 ponto percentual, evidenciando uma eleição polarizada e competitiva.

Além das duas candidaturas que avançaram, participaram do pleito as chapas Somos Mais Ufam (12,91%), liderada por Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues; A Ufam do Futuro Começa Hoje (12,46%), com Adriana Malheiro Alle Marie; e Ufam Karuana (8,15%), encabeçada por Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.

A escolha do novo reitor é válida para o período de 2025 a 2029. No entanto, se for mantida a tradição das últimas gestões, o próximo dirigente da Ufam poderá permanecer no cargo até 2033. Os três últimos reitores – Hidembergue Frota (2001-2009), Márcia Perales (2009-2017) e Sylvio Puga (2017-2025) – foram reeleitos e completaram dois mandatos consecutivos de quatro anos.

A votação foi realizada de forma on-line, com a universidade disponibilizando computadores para facilitar a participação de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. O sistema de voto é paritário, ou seja, cada segmento da comunidade universitária tem o mesmo peso na definição do resultado final.

No segundo turno, a disputa promete ser ainda mais acirrada. As chapas seguem em campanha, buscando conquistar a preferência dos eleitores e garantir a liderança da Ufam pelos próximos anos.

Conheça os candidatos finalistas:

Por uma Ufam que Humaniza, Inclui e Transforma (número 25)

Reitor: Marco Antônio de Freitas Mendonça (professor Marcão)

Vice-reitor: Armando Araújo de Souza Júnior

Mudança! (número 57)

Reitora: Tanara Lauschner

Vice-reitor: Geone Maia Corrêa

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *