13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Grupo de Educação Fiscal divulga campanhas e ações aos servidores da Prefeitura de Manaus

Publicado em 21 de março, 2025

Foto: Divulgação/Semef

O Grupo de Educação Fiscal do Município (GEFM) da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) realizou, nesta sexta-feira, 21/3, um evento no auditório da Prefeitura de Manaus para apresentar aos servidores municipais as ações e campanhas de educação fiscal que estão em andamento no município.

Além dos servidores da Semef, o encontro reuniu diversas secretarias e órgãos, como a Controladoria-Geral do Município (CGM), o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), além do Gabinete Civil.

Durante o evento, o coordenador do GEFM, Edson Fernandes, destacou a importância de disseminar informações sobre as iniciativas que visam conscientizar a população sobre a relevância dos tributos e sua correta aplicação. “O objetivo desse encontro é engajar os servidores para que todos também sejam multiplicadores das nossas ações” afirmou.

Fernandes contou com o apoio dos membros do GEFM, Francisco Moreira, Wilma Iza e Nancy Hilgenberg para apresentar campanhas como da “Nota Premiada Manaus”, que incentiva a população a solicitar Notas Fiscais de Serviços para concorrer a prêmios, e o “IPTU Premiado”, que recompensa contribuintes em dia com o pagamento do seu tributo. Também foi citada a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, que promove a conscientização para doação de parte da declaração do Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso.

Participações

O evento contou com a participação do procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, que explicou detalhes sobre o programa Dívida Zero, iniciativa que facilita a regularização de débitos inscritos em Dívida Ativa da prefeitura. O diretor de Arrecadação e Atendimento da Semef, Achiles Malveira, divulgou sobre o aplicativo Manaus Atende, nova plataforma de atendimento ao contribuinte da prefeitura que permite a adesão ao IPTU Digital.

Por fim, foi discutida a reforma tributária e seus possíveis impactos para a Zona Franca de Manaus e para o município, tema de grande relevância para a economia local trazido pelo presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais do Município (Carf-M), Erivelto Leal, e o membro do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária do Município, Pablo Diniz.

“Nosso encontro reforça o nosso compromisso em promover a transparência e a educação fiscal, capacitando servidores e cidadãos para uma gestão pública mais eficiente e participativa. As ações do grupo continuarão sendo divulgadas para ampliar o alcance das campanhas e fortalecer a conscientização sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou Edson Fernandes.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.