04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semed faz campanha de devolução do livro didático

Publicado em 26 de novembro, 2015

De 1º ao dia 21 de dezembro, as escolas municipais de Manaus darão início à Campanha de Devolução do Livro Didático. Alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão entregar, nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os livros não consumíveis, de língua portuguesa, matemática, geografia, história e ciências, que foram utilizados durante o ano letivo. Esse material será usado por outros estudantes no próximo ano letivo. A campanha atendente a resolução federal nº 42 de 28 de agosto de 2012 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A expectativa é que mais de 40 mil livros retornem para as escolas.

A coordenadora dos programas do livro da Semed, Loana Portela, explicou que o Ministério da Educação (MEC) envia livros didáticos para as escolas a cada três anos, que é o tempo de validade das obras. Por isso os livros de 1º ao 5º ano não serão devolvidos agora, já que são válidos até 2016.

“A devolução é importante para que todos os alunos da rede tenham livro no outro ano e o livro é um suporte importante”, explica.

Cuidando do livro

Loana Portela informou que de 23 a 26 de fevereiro de 2016 já está programada a Semana Municipal de Conservação do Livro e Material Didático, onde os alunos e pais serão estimulados a encapar os livros antes do início das aulas. Na ocasião, os gestores farão reuniões de conscientização com as famílias acerca da importância desse ato.

“Essa semana é uma lei municipal, a 1.540 de 27 de dezembro de 2010 e vamos incentivar essa conservação”, explicou.

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.