28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Autazes: Cosama realiza campanha de conscientização sobre desperdício de água

Publicado em 27 de fevereiro, 2025

Autazes: Cosama realiza campanha de conscientização sobre desperdício de água

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) promoveu, de terça-feira (25/02) até esta quinta-feira (27/02), uma campanha de conscientização contra o desperdício de água no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).

A iniciativa, conduzida pela Gerência de Responsabilidade Socioambiental e pela Gerência de Comercialização, em parceria com a equipe da agência local da Cosama, foi voltada especialmente para os moradores do Conjunto Alberto Simonetti.

A ação atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Autazes, que foi motivada por recorrentes registros de desperdício de água no conjunto habitacional, o que tem impactado tanto a comunidade quanto o meio ambiente. A Cosama, em sua missão de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, reforçou suas ações educativas, orientando os moradores sobre a importância do consumo consciente.

Campanha

Durante a campanha, equipes da Companhia realizaram visitas porta a porta, repassando informações sobre o uso responsável da água. Além disso, uma reunião comunitária foi promovida para discutir estratégias de redução do desperdício e seus impactos na cidade.

Na ocasião, técnicos da Cosama ministraram a palestra “Panorama do desperdício de água: impactos para a Cosama e para o planeta”, como destacou a gerente de Responsabilidade Socioambiental, Soraya Martins.

“Nosso objetivo é conscientizar os moradores por meio de ações que promovam a valorização dos recursos hídricos. Criamos uma roda de conversa para estimular o engajamento comunitário e apresentar medidas de prevenção contra o desperdício e seus impactos ambientais”, ressaltou Martins.

Para a moradora Sandra Brasil, a campanha trouxe informações essenciais para a comunidade. “Essa reunião foi muito importante para nos conscientizarmos sobre o desperdício, já que enfrentamos dificuldades, muitas vezes, com a falta de água. Quem não participou perdeu a oportunidade de ser ouvido e relatar seus problemas”, afirmou.

Atuação

Desde 2019, a Cosama tem atuado para melhorar o abastecimento de água no Conjunto Alberto Simonetti. No primeiro ano de gestão do governador Wilson Lima, uma equipe técnica foi enviada ao município para avaliar a situação do fornecimento no bairro, que sofria com problemas na distribuição há anos. Como solução, foram instalados novos equipamentos que permitiram a chegada da água a áreas antes não atendidas, além da regularização de mais de 400 ligações.

O Conjunto Alberto Simonetti foi criado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Autazes e a Caixa Econômica Federal. No entanto, inicialmente, o conjunto não estava integrado à rede de distribuição da Cosama.

Atualmente, a equipe da agência local da Companhia segue trabalhando para otimizar os serviços e garantir um abastecimento mais eficiente para os moradores. A gerente da Cosama em Autazes, Andréia Giovana, reforçou a importância da colaboração da comunidade para evitar desperdícios.

Investimentos

A gerente também destacou os investimentos da Cosama na infraestrutura local, além do monitoramento contínuo da rede de distribuição, com a realização de interligações by-pass e outras melhorias operacionais.

A campanha da Cosama reforça a importância do consumo consciente da água e reafirma o compromisso da Companhia em garantir um abastecimento seguro e eficiente para a população de Autazes.

Tags: , ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.