
Foto: Divulgação
A Fiocruz Amazônia e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá realizam, na próxima segunda-feira, 20/01, Dia Nacional da Parteira, a partir das 13h30, a entrega de 850 lanternas recarregáveis com energia solar doadas pela multinacional francesa Schneider Eletric para as parteiras tradicionais do Amazonas.
As lanternas doadas representam um dos itens necessários para o atendimento do parto em áreas remotas, onde há dificuldade de acesso à energia elétrica e muitos partos são realizados com uso de velas, lamparinas e lanternas.
Os equipamentos serão entregues às representantes da Associação das Parteiras Tradicionais do Amazonas Algodão Roxo (APTAM), em ato realizado na sede da Fiocruz Amazônia (rua Teresina, 476, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus), com a presença das parteiras, juntamente com representantes do Instituto Mamirauá e o pesquisador da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, coordenador do “Projeto Redes Vivas e Práticas Populares de Saúde: conhecimento tradicional das parteiras e a educação permanente em saúde para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Mulher no Estado do Amazonas”.
Eu presidente das parteiras do Manicipio de Marechal Thaumaturgo Acre fazer parte do Amazônia também nos precisamos deste apoio