28/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Desmatamento no Amazonas: fiscalização aplica mais de R$ 1 milhão em multa

Publicado em 19 de novembro, 2024

Desmatamento no Amazonas: fiscalização aplica mais de R$ 1 milhão em multa

Os municípios de Autazes e Itacoatiara, no Amazonas, e a Terra Indígena Rio Urubu receberam fiscalização contra o desmatamento ilegal nas últimas semanas.

A Operação Ibirá III envolveu equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Batalhão Ambiental estadual. No total, foram aplicados R$1.279.880,00 em multa, emitidos nove autos de infração e embargadas 11 áreas desmatadas, somando 285 hectares.

Com o auxílio da Funai, foi possível verificar também desmatamentos e outras infrações ambientais na Terra Indígena Rio Urubu, onde foram identificados diversos conflitos envolvendo lideranças indígenas e a gestão do território.

Equipes

“As equipes conseguiram identificar a maioria dos responsáveis pelos desmatamentos, conseguindo diagnosticar diversos problemas ambientais e marcar presença em regiões antes desassistidas”, informou o Superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Bentes Araújo Filho.

Atuação na capital amazonense

A Região Metropolitana de Manaus também tem sido alvo de desmatamento e queimadas ilegais, o que tem causado maior acúmulo de fumaça na cidade. A Operação Ibirá III visa a contribuir para a solução desses problemas, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população da capital amazonense e de seus arredores.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.