04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeito reajusta em 9,5% salários dos professores, com pagamento retroativo a maio

Publicado em 13 de julho, 2015

Os professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ganharam reajuste salarial de 9,5%. A proposta de reajuste foi sancionada na noite de segunda-feira (13/07), pelo prefeito Arthur Neto. O projeto de lei foi aprovado poucas horas antes pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM), logo após o retorno do recesso parlamentar.

De acordo com o prefeito, o documento vai ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, na versão on line, e vai circular na versão impressa nesta terça-feira. O reajuste de 9,5% será repassado de forma parcelada, sendo que os primeiros 4% serão pagos nos vencimentos de julho, retroativos ao vencimento do mês de maio.

avn

O prefeito Arthur Neto sancionou a lei que reajusta os salários dos professores na noite desta segunda-feira. Foto: Mário Oliveira/Semcom.

Os demais 5,5% serão pagos em outubro e os reajuste de 10% no auxílio alimentação serão repassados a partir de janeiro de 2016.  Com o aumento, 15.255 servidores da rede municipal de ensino são beneficiados, dos quais 12.485 são professores.

“Em tempos de crise, quando vemos que muitas administrações estaduais e municipais sequer deram qualquer aumento, podemos dizer que a Prefeitura de Manaus dá exemplo de como se organizar para não deixar os profissionais da educação sem reajuste. Estamos fazendo um esforço enorme no sentido de melhorar a educação. Temos que pisar no chão e ser realistas. O País inteiro passa por dificuldades, então fazemos aquilo que está dentro de nossas possibilidades”, afirmou o prefeito.

Segundo a Semed, atualmente, o professor que leciona 40 horas semanais recebe um vencimento de R$ 2.945,32 e o de 20 horas R$ 1.472,66, ambos recebem, ainda, mais 10% de regência de classe, além de vales alimentação e transporte. Estes valores serão reajustados conforme o calendário já repassado aos profissionais.

Todas as negociações entre a Prefeitura de Manaus e os servidores municipais foram acompanhadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam).

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.