05/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

SES promove encontro para instalação do Comitê de Equidade do SUS no Amazonas

Publicado em 23 de outubro, 2024

Foto: Divulgação/Jeany Costa/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (23/10), reunião com organizações públicas e sociais para início das tratativas para a implantação, no Amazonas, do Comitê de Equidade no âmbito do trabalho e da educação no Sistema Único de Saúde (SUS). Será o primeiro do tipo na região Norte.

O comitê, conforme explica a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, definirá estratégias para reforçar, na rede pública de saúde, a promoção da equidade de gênero, raça, etnia e enfrentamento das diversas formas de violências, preconceitos e discriminações.

O projeto é do Ministério da Saúde (MS) desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O evento para implantação do Comitê foi realizado no auditório da SES-AM, promovido pela coordenação da Gerência de Educação na Saúde e Humanização (GESH). A gerência faz parte do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) da SES-AM.

Participaram do encontro representantes do MS, Universidades Federal e do Estado do Amazonas (Ufam e UEA), além de integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Consems-AM).

Nayara Maksoud destaca que o comitê será responsável por promover, fomentar, compartilhar informações, acompanhar ações e implantar estratégias e dispositivos para implementação do Programa Nacional de Equidade no SUS. “Com essas ações, o propósito é reforçar e garantir a equidade em toda a nossa rede de saúde, colaborando para a humanização do SUS no Estado e no país”, ressalta.

A secretária executiva Adjunta de Projetos Estratégicos em Saúde (Seaps) da SES-AM, Nara Esquivel, que participou do evento, adianta que a implementação do comitê é um marco para o Estado. “Mostra o avanço com que esses temas já vêm sendo tratados aqui no Amazonas”, diz.

A gerente da GESH, Francileide Bindá, observa que o Comitê vai reunir representantes de trabalhadores e trabalhadoras e de movimentos sociais para também discutir sobre o espaço de trabalho dos servidores do SUS. “Nós vamos dialogar, promover eventos que reforcem ações que implementem políticas e estratégias voltadas à promoção da equidade de gênero, com realização de campanhas de conscientização e capacitação”, afirma.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.