22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo reforça programas Pelci e RespirAr com novos investimentos

Publicado em 27 de setembro, 2024

Governo reforça programas Pelci e RespirAr com novos investimentos

O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (27/09), investimentos para a renovação do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e do Programa RespirAr, ambos geridos pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), além de patrocínio para atletas de base, alto rendimento e rendimento olímpico e paralímpico, e ao futebol profissional no Amazonas.

O Pelci, considerado o maior programa socioesportivo do Brasil, já beneficia mais de 15 mil atletas em todo o Amazonas, enquanto o RespirAr ultrapassou a marca de 500 mil atendimentos focados na reabilitação e qualidade de vida.

“Eu acredito no esporte e não tenho a menor dúvida de quanto ele pode transformar vidas. É por isso que nosso governo não mede esforços para realizar os investimentos que estamos fazendo nessa área”, destacou o governador.

Valor

O valor total para a renovação dos programas é de R$ 4,5 milhões, com os recursos voltados ao apoio de atletas desde a base até o alto rendimento, por meio de projetos como Futevôlei nos Bairros, Formando Campeões, Escolinha nos Bairros e Campeões da Vila.

Para o programa RespirAr, os novos investimentos irão intensificar o trabalho de reabilitação e promoção da qualidade de vida, através da fisioterapia e atividades físicas diversificadas, como exercícios funcionais, pilates e técnicas de mobilidade articular.

O governador Wilson Lima também anunciou o Bolsa Esporte de 2024 com o investimento de mais de R$ 500 mil, destinado ao patrocínio de atletas e paratletas de base, alto rendimento e rendimento olímpico e paralímpico.

Patrocínio Olímpico e Paralímpico

O edital também contempla o pagamento de patrocínio aos técnicos dos atletas e paratletas representantes do estado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024, Maria de Fátima Castro, recebeu R$ 140 mil, o maior valor já pago a um atleta no Amazonas. O técnico da paratleta, Luiz Cláudio, recebeu R$ 20 mil, pelo bronze e vaga em Paris.

“O Governo do Estado teve uma contribuição gigante nessa reta final, antes da medalha, me dando todo o suporte que eu precisava. E agora esse dinheiro que eu vou receber do Bolsa Atleta vai me ajudar na suplementação, no transporte, vai me ajudar no dia a dia, e na minha dieta”, disse a atleta Maria de Fátima.

Outros atletas que também garantiram vagas em Paris serão beneficiados: Elielton Lira e Pedro Nunes, que participaram das Paralimpíadas e Olimpíadas, respectivamente, receberão R$ 40 mil cada. Seus treinadores, Rafael Cipriano e Margareth Bahia, foram premiados com R$ 10 mil cada pela classificação dos atletas.

Patrocínio ao futebol profissional

Wilson Lima também anunciou o apoio à 20 clubes de futebol profissional do estado, com realizou repasse de R$ 3,5 milhões à Federação Amazonense de Futebol (FAF) em forma de Patrocínio Desportivo.

As entidades desportivas receberão o valor de acordo com as competições que participam, desde as categorias de base até torneios nacionais. Desde 2021 o patrocínio é realizado.

O presidente da federação, Ednaílson Rozenha, enfatizou o apoio do governo para os clubes amazonenses.

“Pelo terceiro ano consecutivo o governo vem apoiando o futebol amazonense, que hoje é contemplado nas suas divisões de base. O governador Wilson Lima mantém o seu perfil de ser um esportista, de ser alguém que verdadeiramente cuida do esporte”, disse o presidente.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.