05/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Agenda da Escola do Legislativo da Aleam terá atividades voltadas à educação cidadã

Publicado em 16 de setembro, 2024

Agenda da Escola do Legislativo da Aleam terá atividades voltadas à educação cidadã

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), divulgou a programação de eventos de 16 a 20 de setembro, com a realização de atividades dentro do programa “Conhecendo o Legislativo”, promovido pela Gerência de Educação Cidadã.

O programa recebe alunos de escolas públicas ou particulares que participam de palestra sobre cidadania, ética, voto consciente, divisão dos Poderes. Além disso, os estudantes conhecem as instalações da Casa Legislativa e acompanham uma Sessão Ordinária, no plenário Ruy Araújo.

Alunos

Nas duas primeiras semanas de setembro, o programa recebeu 229 alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Manaus, que tiveram palestras sobre educação, política e cidadania, em especial sobre o funcionamento do Parlamento Estadual e a função dos parlamentares.

A gerente do setor de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, que coordena o programa, explicou que, os estudantes recebem orientações sobre educação cidadã, a função constitucional dos três Poderes, o papel de cada político e a importância do voto.

Cargos eletivos

“Temos dado ênfase ao papel e à importância dos cargos de vereador e de prefeito, pois estamos em ano eleitoral”, disse Cassandra.

Nesta segunda-feira (16/9), a Aleam recebeu a Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, na parte da manhã, e na parte da tarde, foi a vez da Escola do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o projeto “Cidadão de Berço”, parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos).

Sob a coordenação da pedadoga Josy Kelly Martins, o projeto “Cidadão de Berço” também da Gerência de Educação Cidadã, convida alunos e alunas a uma jornada pelo universo da cidadania, da política e da democracia.

Por meio de diálogos lúdicos, o projeto utiliza atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

Programação:

Terça-feira, 17

Das 8h às 12h – Programa Conhecendo o Legislativo – sala 04 – Escola Estadual Teresinha Almeida e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Quarta-feira, 18

Das 8h às 12h – Programa Conhecendo o Legislativo – sala 04 – Escola Estadual Pedro Câmara (Colégio Militar da Polícia Militar VIII).

Das 14h às 12 – Programa Conhecendo o Legislativo – Auditório Sônia Barreto – Escola Estadual Aribaldina de Lima Brito.

Quinta-feira, 19

Das 8h às 12h – Programa Conhecendo o Legislativo – Auditório Sônia Barreto – CIEE – Espaço de Cidadania.

Das 14h às 17h – Programa Conhecendo o Legislativo – Auditório Sônia Barreto – CIEE-Espaço de Cidadania.

Sexta-feira, 20

Das 14h às 17h – Programa Cidadão de Berço – sala 04 – Escola Sesc.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.