06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ibama usa drones e outros recursos nas ações de apoio aos atingidos no Sul

Publicado em 06 de julho, 2024

Ibama usa drones e outros recursos nas ações de apoio aos atingidos no Sul

Um conjunto de ações coordenadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vem sendo implementado em atendimento à emergência climática que assola o Rio Grande do Sul como forma de aprimorar a atuação das instituições envolvidas no auxílio aos atingidos pelas enchentes.

Sob a coordenação da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Instituto, foi implementado um Plano de Ação para promover a atuação integrada entre instituições federais, como o Ibama, estaduais e municipais, por meio de orientações técnicas e apoio operacional.

O posto de comando das atividades opera na capital do estado, Porto Alegre, com uso da ferramenta Sistema de Comando de Incidentes (SCI), e interagindo com o Comando Operacional Conjunto Taquari 2. A Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (CGema), da Dipro, está à frente das ações.

Atendimento veterinário a animais resgatados

Plano de ação

O Plano de Ação do Ibama inclui o uso estratégico de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS), ou drones, que realizam fotografias aéreas dos municípios afetados pelo desastre, com o intuito de diagnosticar os impactos ambientais. Dados sobre as áreas mapeadas coletados contribuíram nas ações de reconstrução das infraestruturas danificadas pela inundação e na recuperação da área de proteção permanente.

Até o presente momento, o Instituto já entregou mais de dois mil hectares de fotografias aéreas, que, reunidas, formam os ortomosaicos, imagens semelhantes às registradas por satélites, mas que são produzidas com definição melhor, mantendo a precisão geométrica de um mapa. A previsão é que os registros fotográficos por meio de drones sejam mantidos até o fim de agosto.

Vistorias

Outros objetivo do Plano consistem na realização de vistorias em empreendimentos licenciados, com prioridade aos locais afetados pelas enchentes que estão sob riscos de deslizamento e/ou que ponham a população em risco de segurança ou contaminação, bem como na prestação de apoio à Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul (Sema/RS) para execução do Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna.

No apoio, o Ibama tem disponibilizado, como colaboradores eventuais, médicos veterinários para atuarem nos abrigos de cães e gatos, além de prestar apoio às populações tradicionais, como quilombolas e indígenas, fornecendo suprimentos de doação até que os acessos sejam liberados e o abastecimento normalizado, uma vez que várias dessas comunidades tradicionais ficaram com o acesso isolado em razão dos deslizamentos e das estradas interditadas em todo o estado, o que impedia seu abastecimento de maneira contínua.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.