Em março, emissão e renovação do Cartão do Produtor Primário crescem 17,5% no Amazonas

Foto: Divulgação/Marfram Vieira/Idam

A regularização dos produtores rurais amazonenses encerrou o primeiro trimestre deste ano em alta. Em março, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam) atuou na emissão e renovação de 1.861 Cartões do Produtor Primário (CPP). A quantidade é 17,5% superior ao registrado no mês anterior, quando o número de documentos emitidos e renovados foi de 1.583 unidades.

No ranking de março na emissão e renovação dos documentos estão os municípios de Rio Preto da Eva, com 209 CPP’s registrados, seguido por Manaus (103), Iranduba (97), Presidente Figueiredo (88) e São Gabriel da Cachoeira (68).

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o crescimento mensal é resultado das ações de regularização realizadas pelas Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do instituto presentes nos 62 municípios amazonenses.

“Sabemos da importância do produtor rural. Dessa forma, além de atuarem de forma regular, eles também têm garantido o acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de acesso ao crédito rural da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) por exemplo”, diz o diretor-presidente.

Alvino enfatiza, ainda, que o serviço está disponível, de forma gratuita, nas 75 UnLoc’s e postos avançados do instituto, que também realizam mutirões e ações itinerantes além das sedes dos municípios. “A intenção é levar o serviço, também, às comunidades mais longínquas e garantir a todos o acesso à documentação”, frisa.

Acumulado do trimestre

No primeiro trimestre deste ano, o número de Cartões do Produtor Primário (CPP) emitidos e renovados no Amazonas superou a marca de 6 mil documentos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam). Ao todo, entre janeiro e março, foram contabilizados 6.127 CPP’s.

No acumulado dos três primeiros meses, Rio Preto da Eva foi o município que mais efetuou renovações e emissões no CPP, um total de 420, seguido, novamente, por Manacapuru com 409 e Presidente Figueiredo com 387.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.