06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Idam auxilia produtores a obterem licença ambiental no Amazonas

Publicado em 23 de janeiro, 2024

Idam auxilia produtores a obterem licença ambiental no Amazonas

Foto: Divulgação/Idam

Órgão de assistência técnica e extensão rural (Ater) em território amazonense, o Instituto Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) também tem atuado no auxílio necessário ao produtor rural em relação à obtenção da Licença Ambiental Única (LAU). O documento é a comprovação de que o trabalhador atua de acordo com as leis ambientais, conforme determinação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A LAU é um documento emitido pelo Ipaam, mas o Idam está à disposição do produtor rural para ajudá-lo a obter a licença junto ao órgão de proteção ambiental, segundo o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha. Ele esclarece, ainda, que o atendimento prestado pelo instituto em relação ao documento se dá por meio da elaboração de peças técnicas e todos os procedimentos exigidos pelo Ipaam.

“O auxílio é prestado às atividades da agricultura familiar, bem como piscicultura, licenciamento de planos de manejo florestal sustentável em pequena escala e também no licenciamento de agroindústrias junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, destacou o chefe do Datef.

Além da intermediação para a obtenção da LAU, o Idam auxilia os produtores rurais nas respostas a processos administrativos junto a órgãos ambientais, o que inclui multas, embargos e problemas com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Pontos de atendimento

Informações sobre a LAU e demais licenças ambientais para a atividade rural podem ser obtidas nas 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Idam distribuídos nos 62 municípios amazonenses.

“Para muitos produtores rurais amazonenses, em sua maioria agricultores familiares e pescadores e extrativistas, o Idam é o único órgão a que podem recorrer. Então, nossos serviços englobam suprir todas as necessidades desse público, por meio da assistência técnica, extensão rural e regularização”, concluiu o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.