
Foto: Divulgação/Márcio Melo/Seminf
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua de maneira emergencial para conter os danos após o rompimento de uma tubulação na rua Ministro Jarbas Passarinho, bairro Tancredo Neves, zona Leste da capital, nesta segunda-feira, 22/1.
A galeria subterrânea se rompeu devido ao acúmulo de lixo despejado em via pública. O trecho recebe intervenção a partir da recuperação dos tubos danificados, que foram substituídos por peças novas em concreto armado. “Essa estrutura vai garantir o correto escoamento das águas das chuvas”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.
Além do serviço de substituição dos tubos danificados, uma caixa coletora foi implantada para resolver definitivamente o problema de alagação na área. As equipes realizam a implantação de 25 metros de drenagem superficial (meio-fio e sarjeta), reconstrução de calçada e, posteriormente, a rua será recuperada. Aproximadamente 30 toneladas de massa asfáltica garantirão a trafegabilidade segura da via.
“Estamos aqui para atender a população sempre de forma célere, conforme determina o nosso prefeito David Almeida. Neste caso do Tancredo Neves, detectamos o problema no rompimento da drenagem e iniciamos a substituição dos tubos, para, de imediato, liberarmos a via à população”, complementa.
Simultaneamente, as equipes do distrito de obras realizam a recuperação asfáltica da rua Louro Cereja, no bairro São José, que estava comprometida pelo desgaste do pavimento.
No Armando Mendes, bairro adjacente, outra frente de obras atua na recuperação do rip-rap na rua Continental.
A Prefeitura de Manaus conta com a ajuda dos moradores por toda a capital na identificação de áreas mais afetadas, para que as obras emergenciais sejam realizadas de forma emergencial e célere.