05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Semsa vai integrar beneficiários do Bolsa Universidade

Publicado em 30 de julho, 2014

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai receber beneficiários do Programa Bolsa Universidade (PBU) para serem integrados aos serviços de Assistência Farmacêutica e de Apoio e Diagnóstico da Rede Municipal de Saúde, compatibilizando as demandas do serviço com as do ensino.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Leão, os técnicos da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEASF) e da Gerência de Apoio e Diagnóstico (GEADI) estão elaborando um projeto básico para a Implementação da Dispensação de Medicamentos nas Farmácias Gratuitas (GEASF), sob a coordenação da farmacêutica da Semsa, Mie Muroya Guimarães, e para a integração de alunos bolsistas do Programa Bolsa Universidade nas Ações da Atenção Básica nos Postos de Coleta e Laboratórios Distritais, com a coordenação da diretora do Laboratório Distrital Sul, farmacêutica e bioquímica Márcia Poinho Encarnação Morais.

O acolhimento dos alunos do PBU vai ocorrer no dia 31 de julho em  evento realizado no Centro Técnico do Servidor “Senador José Lindoso”, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em dois turnos: matutino, com início às 8:30h; e vespertino, com início às 14:30h. Os estudantes universitários incluídos no projeto são dos cursos de enfermagem, psicologia e química.

A rede de laboratórios públicos de apoio diagnóstico em patologia clínica da Semsa é composta por quatro Laboratórios Distritais, onde são ofertados 98 tipos de exames à população. O acesso a esse serviço é por meio dos 80 Postos de Coleta distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. Mensalmente são realizados aproximadamente 300 mil exames.

Atualmente, a Semsa disponibiliza 144 itens da farmácia gratuita aos pacientes provenientes dos serviços público e privado. “Nas 30 farmácias espalhadas pela cidade, em todas as zonas geográficas de Manaus, o serviço atende 120 mil/mês”, afirma a gerente de assistência farmacêutica da Semsa, Maria Vanda Viana .

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.