08/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Susam ameaça denunciar Eduardo Braga por ação que considera ilegal dentro de hospital de Jutaí

Publicado em 27 de julho, 2014

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) vai acionar o Ministério Público Eleitoral contra o senador e candidato ao governo Eduardo Braga. Ele é acusado de, no último sábado (26/07), em Jutaí (a 750 km de Manaus), fazer uso indevido da sua condição de político: o candidato entrou com a sua comitiva no Hospital de Jutaí, inquerindo servidores e a diretora da unidade, Elionete Farias Trindade.

Acompanhado da sua candidata à vice-governadora, Rebecca Garcia, políticos da sua coligação, fotógrafos e cinegrafistas, Braga entrou na unidade querendo saber se havia estoque de medicamentos, se o mamógrafo já estava funcionando, assim como o serviço do SAMU.

A Susam ressalta que a ação não tem respaldo legal e que pedirá ao MPE que adote providências para coibir atos do tipo. De acordo com a Lei de Transparência, qualquer cidadão comum pode solicitar informações aos órgãos públicos e deve ser atendido, mas existem formas e prazos a serem cumpridos. Ninguém pode invadir unidade hospitalar para inquerir servidor público.

braga_jutai

Eduardo Braga questionou se o serviço do SAMU já estava funcionando em Jutaí.

Para registro, a Susam informa, ainda, que a farmácia do Hospital de Jutaí está abastecida de medicamentos, e que o mamógrafo do hospital já está na unidade, aguardando apenas a conclusão do processo de baritagem da sala onde irá funcionar. Quanto ao SAMU, informa que o serviço é resultado de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O serviço já conta com estrutura física e com ambulâncias e ambulanchas enviadas pelo Governo do Estado. Resta, agora, a contrapartida municipal, que é colocá-lo em funcionamento.

Resposta

Em nota, o senador Eduardo Braga diz que esteve neste fim de semana em visita a dez municípios da calha do Alto Solimões onde recebeu denúncias sobre o caos na saúde pública em várias cidades. Em Jutaí (a 750 quilômetros de Manaus), moradores reclamaram que a unidade de saúde local está com o estoque de medicamentos deficiente, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) inoperante, apesar de ter uma ambulância 0Km doada pelo Governo Federal, e com um mamógrafo encaixotado desde o mês de abril.

Eduardo Braga disse que esteve na referida unidade de saúde na condição de senador da República, para averiguar a reclamação dos moradores, e constatou que todas as denúncias são verdadeiras. O senador conta que foi recebido por funcionários que se prontificaram a falar sobre a situação precária do hospital de Jutaí.

Ele diz que em nenhum momento da visita ao hospital inquiriu servidores públicos e afirma que, inclusive, teve uma conversa cordial com a diretora da unidade, a doutora Elionete Faria Trindade, e o diretor administrativo Sebastião Delson.

Assim como aconteceu em Jutaí, o senador Eduardo Braga conta que encontrou mamógrafos encaixotados no município de Tonantins, no último sábado (26/07), e em Novo Aripuanã, no último dia 7 de junho. Os fatos foram registrados em fotos e vídeos para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Eduardo Braga afirma que não falou de campanha política, comentou sobre o pleito deste ano e nem pediu votos para a coligação, enquanto esteve no Hospital de Jutaí, um órgão público.

O senador Eduardo Braga disse na nota que, como agente público e líder do Governo no Senado, vai continuar a fiscalizar a prestação dos serviços públicos e a correta aplicação de recursos provenientes de convênios com o Governo Federal.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.