Sem previsão de chuvas, capitais ultrapassam 40º neste domingo

Sem previsão de chuvas, capitais ultrapassam 40º neste domingo

As capitais do país chegaram a ultrapassar a marca dos 40°C neste domingo (12) e o calor deve se estender até o final da semana.

Para Mariana Pallotta, meteorologista do Cemaden, as previsões mostram uma tendência de que uma frente fria avance para a região Sudeste no próximo fim de semana, conseguindo quebrar o calorão.
“Mas até lá, nós teremos dias consecutivos de temperaturas passando os 35°C na região Sudeste, no Centro-oeste pode passar os 40°C com facilidade. Teremos dias consecutivos de temperaturas muito quentes, o que é bastante preocupante”, afirmou a especialista.

Domingo de calor

Nos últimos dias, uma onda de calor tem afetado quase todas as regiões do país. As cidades do Rio e de São Paulo registraram a tarde mais quente do ano neste domingo, com temperatura máxima média de 42,5 e 36,9°C, respectivamente.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, informa que, considerando somente o mês de novembro, a média das temperaturas máximas deste domingo também é a maior da série histórica do órgão, que faz medições desde 2004.

Segundo o Inmet, os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais se configuram como zonas de “grande perigo”. Já o Rio de Janeiro e Distrito Federal são áreas de “perigo”.

Isso porque as temperaturas estão acima da média nesses estados, pelo menos 5°C acima do registrado no ano passado.

Alguns termômetros nas ruas da cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro chegaram a marcar 40°C.

No Centro-Oeste, a capital Cuiabá deve registrar temperatura máxima de 38°C, com uma sensação térmica de mais de 40°C, e a mínima de 27°C. Em Goiânia, a máxima prevista é de 37°C, e a mínima de 32°C.

A umidade relativa do ar também está abaixo da média nos estados dessa região do país. A recomendação dos especialistas é que as pessoas se mantenham hidratadas nessas condições climáticas.

Temporais no Sul

Na região Sul do país, várias cidades enfrentam temporais neste domingo, com rajadas de vento e granizo.

No sábado (11), um tsunami meteorológico atingiu o município de Laguna, em Santa Catarina, causando prejuízo e assustando os moradores que aproveitavam o dia de calor na beira da praia.

O fenômeno, também chamado de meteotsunami, acompanhou uma frente de rajada com temporais que avançou do nordeste e do leste do Rio Grande do Sul para o sul de Santa Catarina com chuva e temporais de vento depois de horas de intenso calor na região, informou o MetSul Meteorologia.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.