30/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo implanta sistema de navegação no aeroporto de Lábrea

Publicado em 17 de agosto, 2023

Governo implanta sistema de navegação no aeroporto de Lábrea

Visando o desenvolvimento da aviação regional, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e em parceria com o Comando Aéreo (Comar), implantou o sistema DME 0200 (Equipamento Medidor de Distância) no aeroporto de Lábrea (distante 702 quilômetros da capital).

Foi feito o recebimento técnico do equipamento, além da realização do voo teste de homologação, em parceria com o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), o qual foi considerado satisfatório pela equipe.

Dentre os pontos avaliados estavam o alcance, de modo a determinar a distância correta entre a aeronave e a estação DME em solo; a órbita, para testar o sinal irradiado pela antena; e o cone de bloqueio, que confirma o exato local do aeroporto de Lábrea, no momento em que a aeronave efetua voo sobre esse espaço.

A ação contou com a presença dos engenheiros Walzenira Miranda, chefe do setor de Aeroportos da Seinfra; Mário Alfredo Moreira, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (Ciscea) do Comar; e Wallace Souza, representante da empresa responsável pela instalação do equipamento.

Para que a homologação do sistema seja efetuada, o Departamento do Espaço Aéreo (Decea) deverá analisar o relatório de voo efetuado pelo GEIV. Após homologado, o sistema é efetivado pelo Decea, podendo ser utilizado pela aviação civil.

Segundo Walzenira Miranda, essa implantação trará muitos benefícios para o estado e para a aviação regional. “O DME é um equipamento que auxilia a navegação dos pilotos, mostrando para eles a distância exata que estão do aeroporto. Por contribuir para melhorar a aviação do estado, a intenção é implementar o mesmo equipamento em mais dois aeroportos do Amazonas”, explicou.

Inserida no Aero Mais Amazonas, programa idealizado pelo governador Wilson Lima e que instituiu uma política de trabalho junto às companhias para a ampliação da malha aérea no estado, a obra vai proporcionar o desenvolvimento da aviação regional e permitir, com isso, que a população possa ter muitos benefícios, entre eles a diminuição de custos nas passagens, já que a procura das empresas pelos aeroportos do estado tende a aumentar.

Avanços

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, o sistema será de grande importância para o desenvolvimento da aviação regional. “O Amazonas é um estado de grandes distâncias e poder dar condições de melhorias para a infraestrutura aeroportuária é levar mais segurança no ir e vir da população”, destacou.

Tags:

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.