22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Feira do bairro Glória é entregue revitalizada e moderna à população

Publicado em 10 de agosto, 2023

Feira do bairro Glória é entregue revitalizada e moderna à população

A Feira do bairro Glória foi entregue hoje totalmente reformada. Foto: João Viana/Semcom

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas reinauguraram, nesta quinta-feira, 10/8, as novas instalações da feira da Glória, localizada na rua Osvaldo Cruz, bairro Glória, zona Oeste, que estava totalmente sem reforma há mais de 30 anos. A ação faz parte de oito convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus para a revitalização de 30 feiras e mercados na cidade, totalizando um investimento de R$ 24,8 milhões, com R$ 497 mil de contrapartida municipal.

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), é a responsável pelos repasses à prefeitura. A execução da obra é da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).

 O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, pontuou a importância dos avanços que a prefeitura está fazendo com as feiras de Manaus. “O prefeito David Almeida, em parceria com o governo do Estado, o governador Wilson Lima, está reescrevendo a história da infraestrutura das feiras da cidade. São 33 feiras e mercados públicos que vão receber a atenção mais que especial, e, dessa vez, entregamos a feira da Glória, em tempo recorde de 33 dias de revitalização, que, sem dúvidas, é importantíssima para essa área da cidade”, disse o vice-prefeito.
De acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o investimento, somente na Feira da Glória, é de mais de R$ 175 mil, sendo R$ 171,2 mil o investimento estadual e o restante, contrapartida municipal.
As ações fazem parte do compromisso do governador Wilson Lima em melhorar a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos, afirma o subcoordenador Jurídico e de Relacionamento Institucional da UGPE, Francisco Soares, que representou o Governo do Amazonas na solenidade. “A feira da Glória não recebia reforma há mais de 30 anos. Essas intervenções proporcionam condições de trabalho para os feirantes, e também atraem visitantes com espaços modernos e agradáveis”, ressalta.

Pacote de reformas

A obra faz parte do pacote de reformas e as equipes de obras, gerenciadas pela Semacc, trabalharam na implantação de uma nova estrutura, mais ampla e moderna com novos piso e telhado, banheiro, acessibilidade, revestimento cerâmico, forro e, ainda, a identidade visual, padronizando o local no molde das outras sete feiras já entregues pela administração municipal.

O secretário da Semacc, Wanderson Costa, esteve presente na reinauguração e destacou sobre a feira devolver dignidade aos moradores e comerciantes. “A palavra que podemos resumir essa estrutura complexa será de ‘pertencimento’; várias pessoas passaram e vão passar por essa feira e lembrarão de pertencer à história da feira da Glória, dessa vez, totalmente revitalizada, devolvendo dignidade à população”, disse o secretário.

De acordo com o secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o investimento, somente na Feira da Glória, é de mais de R$ 175 mil, sendo R$ 171,2 mil o investimento estadual e o restante, contrapartida municipal.

A obra da reforma da feira é resultado de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. Foto: Tiago Corrêa/Divulgação

Feira da Glória

A feira surgiu na década de 1970, tendo procedência em virtude dos terminais pesqueiros que escoavam os produtos na área. Já na década de 1990, a prefeitura legalizou o espaço, municipalizando a área e dando permissão de uso do espaço.

Para a permissionária Rossi Valente Oliveira, 57 anos, que trabalha há 38 anos na feira da Glória, a revitalização trará qualidade de vida. “É um olhar diferenciado do prefeito David para a comunidade da Glória. Estou aqui há 38 anos e essa reforma dará qualidade de vida aos permissionários e à população do bairro Glória, poderemos trabalhar com um atendimento humanizado. Estamos com o coração cheio de gratidão por realizar, agora, nosso trabalho de forma mais digna”, disse a permissionária.

Segundo o feirante Valter da Silva, de 58 anos, antes da reforma a estrutura do local estava precária, prejudicando as vendas. Ele acredita que a reforma significa melhores condições de trabalho e a possibilidade de atrair mais clientes. “Estou com 6 anos trabalhando aqui. Eu achei essa reforma ótima. Dou graças a Deus por isso”, agradeceu.

 Investimentos em Manaus

 O Governo do Amazonas assinou, em 2021, um protocolo de intenções com a Prefeitura de Manaus. O total dos convênios previstos atinge R$ 700 milhões, quando incluídas as obras de implantação de rede de esgoto, reformas de feiras e mercados, construção do Parque Gigante da Floresta e outras ações.

Os investimentos na cidade de Manaus incluem ainda ações para mobilidade urbana, que totalizam R$ 580 milhões, incluindo obras de infraestrutura, como os viadutos na Avenida das Torres e Bola do Produtor, Passe Livre Estudantil para 170 mil alunos da rede pública estadual e municipal, assim como os recursos para o Asfalta Manaus. Os convênios são administrados pela UGPE/Sedurb.
 
Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.