Dia da Lembrança do Holocausto é reforçado pela Sejusc

Dia da Lembrança do Holocausto é reforçado pela Sejusc

Para rabino Shaliach Roe Ícarro Moreno, a data é um ato de defesa à vida, para todo o mundo.
Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Instituído com o objetivo de relembrar o passado para não repetir o futuro, o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto ou Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado nesta sexta-feira, 27/1, reforça os direitos humanos na sociedade, uma das missões da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

“Essa data é um ato de defesa à vida”, declara o rabino Shaliach Roe Ícaro Moreno, acerca da data.

Trabalhando para reforçar ações, promover e implementar atividades de conscientização, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) da Sejusc, realiza, elabora e coordena políticas públicas nas comunidades.

Representante da Associação Hebraista Bet Shalom, na zona Norte de Manaus, Ícaro pontua que a data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para reforçar o valor da vida humana.

“Esse é um ato em defesa da vida, porque lembrar do dia das vítimas do Holocausto é mandar uma mensagem, não só aqui para o Amazonas, mas para o Brasil e a humanidade, que aqui tem pessoas que se importam com a vida e o direito à vida”, comenta o rabino.

O rabino ainda reforça as ações do Conselho de Igualdade Racial e da Gerência de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa (GPID).

“Com a evolução dos processos sociais e, principalmente, com o desrespeito às minorias – em que o judeu também faz parte -, nós estamos no Conselho porque é uma das maiores frentes que temos para defender o respeito, as questões éticas e as nossas origens mesmo miscigenadas”, reforçou o rabino.

A secretária executiva da SEDH, Gabriella Campezato, comentou que o trabalho em conjunto com os líderes do Conselho é essencial na disseminação do conhecimento.

“Reforçar essa data, iniciativas que enfatizem esse tema e outros voltados aos direitos humanos é um papel que trabalhamos juntos dos representantes do Conselho. Ao todo, são 13 cadeiras para a sociedade civil e 13 para o poder público, por isso conseguimos abranger uma grande área, uma vez que os líderes repassam seus conhecimentos para as comunidades e afins”, comenta a secretária.

Data internacional

Referente à liberação, pelas tropas soviéticas, do campo de concentração e extermínio nazista alemão de Auschwitz (o maior campo de extermínio do regime de Hitler) em 1945, a data destaca a dimensão universal do Holocausto e incentiva a educação sobre a tragédia para que as futuras gerações rejeitem firmemente todas as formas de racismo, violência e antissemitismo.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.