21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Bueiros do conjunto Ajuricaba são limpos e desobstruídos pela Semulsp

Publicado em 26 de dezembro, 2022

Foto: Divulgação/Seminf

Com a chegada do inverno amazônico, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica os trabalhos preventivos de manutenção nas redes de drenagem superficiais e profundas da cidade. Nesta segunda-feira, 26/12, realiza uma força-tarefa de limpeza, desobstrução de caixas coletoras, popularmente conhecidas como bueiros, e reforça os gradis na intenção de dificultar o acúmulo de lixo nas tubulações do conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste.

A ação preventiva tem o objetivo de deixar os bueiros limpos para coibir os problemas de acúmulo de água e rompimento das redes de drenagem neste período chuvoso.

De acordo com a responsável pelo distrito de obras da área, Socorro Diniz, o lixo jogado de forma inadequada na rua continua sendo o grande vilão no período chuvoso, provocando inundações, entupimentos e rompimentos das tubulações e manilhas.

“Na avenida Sul, os gradis das caixas coletoras haviam sido furtados e as tubulações comprometidas pelo acúmulo de lixo doméstico como sacolas plásticas, garrafas PETs, restos de construção, entre muitos outros tipos resíduos, bloqueando assim a passagem das águas pluviais. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior é intensificar esse tipo de serviço para minimizar os impactos das chuvas mais intensas, evitando assim o grande problema de inundação e, consequentemente, o rompimento da rede de drenagem, causando grandes transtornos à população”, explica a engenheira.

As equipes da Seminf estão atuando em todos os bairros, desobstruindo e limpando as caixas coletoras e manilhas das redes de drenagem da cidade, reconstruindo os bueiros, instalando novos gradis, proporcionando assim o escoamento correto das águas das chuvas.

Segundo a engenheira, a participação da população é fundamental, mantendo os bueiros livres de resíduos, acondicionando corretamente o lixo doméstico.

A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem, realizadas por todos os distritos de obras da cidade, em ações programadas semanalmente.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.