
Alexandre de Moraes determina à PF e PM adotarem medidas para retirar caminhões que interrompem trânsito no DF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, determinou às Polícias Federal e Militar do Distrito Federal que adotem medidas públicas para as vias com trânsito interrompido em razão de 115 caminhões que se deslocaram para Brasília.
A decisão foi tomada no final da tarde desta quinta-feira (10) e anunciada pelo Twitter, diante da notícia de que o deslocamento visa reforçar atos antidemocráticos realizados em todo país após a proclamação do resultado das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro determinou ainda a identificação dos caminhões utilizados para que possa ser aplicada aos proprietários multa de R$ 100 mil por hora.
Um comboio com mais de 100 caminhões foi deslocado para Brasília ontem. São apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado das urnas, que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 30 de outubro.
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal iria direcionar os veículos para o Setor Militar Urbano (SMU), onde já estão outros manifestantes, que pedem intervenção das Forças Armadas. Muitos deles estão acampados há dias, ao redor do Quartel General (QG) do Exército.
O QG fica a oito quilômetros da Praça dos Três Poderes, fechada ao trânsito de veículos desde 31 de outubro justamente para evitar os atos bolsonaristas. Mas, nas redes sociais, apoiadores do presidente dizem que a intenção do comboio é chegar à Praça dos Três Poderes.
Após fecharem rodovias por todo o país, bolsonaristas decidiram montar acampamentos em frente a quartéis do Exército em diversas cidades. Representantes dos Ministérios Públicos nos estados disseram que o movimento é financiado por empresários interessados em um golpe.
Tanto o Ministério Público Federal (MPF) quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) pediram à Polícia Rodoviária (PRF) informações sobre os veículos (e seus donos) usados para bloquear estradas. A direção da PRF é suspeita de conivência com os bloqueios.
A PRF informou nesta quarta que não há mais bloqueios em rodovias federais feitos por grupos contrários ao resultado das eleições. Segundo a corporação, desde 30 de outubro, quando as interdições ilegais começaram, foram desfeitos 1087 atos.
Um balanço divulgado pela PRF na noite de terça (8) indicava que o último ponto de interdição ficava na cidade de Vilhena, em Rondônia. A corporação afirma que “continua o trabalho para manter o trânsito livre para todos os usuários”.
Já Bolsonaro continua recluso no Palácio da Alvorada. Como há 10 dias, desde que foi derrotado nas urnas por Lula, ele não tem nenhum compromisso fora da residência oficial nesta quarta, primeiro dia do seu adversário na capital do país após a eleição de 30 de outubro.
O único encontro marcado na agenda de Bolsonaro nesta quarta é com Renato de Lima França, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República, às 15h, no Alvorada. Enquanto isso, Lula se encontra com os chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, enquanto sua equipe trabalha na transição.