Governo do Amazonas inaugura em Humaitá o primeiro Posto Avançado do Detran no interior do Estado

Foto: Divulgação/Detran-AM

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), inaugurou o primeiro Posto Avançado de Atendimento do interior, nesta terça-feira (7/6), em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus). A ação faz parte da agenda do Governo Presente, comandada pelo governador Wilson Lima em Humaitá e Apuí.

No novo posto serão realizados serviço que antes só aconteciam em Manaus, como a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e confecção de placas de veículos.

O Posto Avançado de Atendimento do Detran-AM em Humaitá também vai ampliar a capacidade de atendimento, saindo de três guichês para oito, sendo um preferencial para idoso e pessoa com deficiência, um exclusivo para mototaxistas, além de um para captura de imagem e biometria e outro para pagamento de dívidas de veículos com cartão de crédito.

Além da ampliação da capacidade de atendimento das pessoas que buscarem por serviços de veículos e de Carteira de Habilitação, o posto vai contar com uma sala para provas teóricas de legislação, com o mesmo sistema eletrônico utilizado em Manaus.

“Antes as pessoas que precisavam fazer os exames teóricos de legislação tinham que aguardar os examinadores virem de Manaus e a prova era aplicada em papel. Agora não. As provas serão realizadas em um computador e com regularidade”, explicou David Fernandes, diretor técnico do Detran Amazonas.

Foto: Divulgação/Detran-AM

O Posto Avançado conta com uma estrutura cinco vezes maior que a existente, até então, em Humaitá. O novo prédio fica no bairro de Santo Antônio e conta com área para vistoria de veículos, além de uma gráfica para impressão das CNH’s e de uma empresa para confeccionar as placas dos veículos no próprio município.

“Antes esses dois serviços demoravam meses para serem realizados, pois sua confecção só era feita em Manaus. Agora a CNH vai ficar pronta em dois dias e as placas também”, afirmou Fernandes.

O Posto Avançado do Detran em Humaitá vai funcionar como uma espécie de polo para atender aos municípios da região sul do Amazonas, como Apuí, Lábrea e Manicoré.

“Para o nosso município isso será muito bom, pois com esses veículos sendo legalizados aqui, vamos aumentar nossa arrecadação com o IPVA e, assim, investir na melhoria da infraestrutura das ruas da cidade”, comemorou o prefeito do município Dedei Lobo.

Pela legislação estadual, 50% do IPVA fica nos cofres do município e a outra metade no Estado. Humaitá tem uma frota registrada de apenas 10.439 veículos, porém, mais de 30 mil circulam no município.

Motociclista Legal

Além do primeiro Posto Avançado de Atendimento em Humaitá, o Detran-AM também realizou a entrega dos primeiros kits de capacete e de colete para os mototaxistas capacitados pelo projeto Motociclista Legal. Ao todo, 250 profissionais foram beneficiados.

Nesta terça-feira, o Detran também entregou kits de segurança para os mototaxistas de Apuí (distante 453 quilômetros da capital). Foram beneficiados 60 profissionais.

O projeto Motociclistas Legal faz parte do Programa Detran Cidadão, que é uma iniciativa do Governo do Amazonas para capacitar, gratuitamente, os mototaxistas e motofretistas do estado com o curso de capacitação e de atualização e depois dotá-los de um kit de segurança contendo capacete e colete.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *