27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Anvisa: técnicos sugerem Coronavac para crianças acima de 6 anos

Publicado em 20 de janeiro, 2022

Anvisa: técnicos sugerem Coronavac para crianças acima de 6 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa, nesta quinta-feira (20/1), o uso emergencial da vacina Coronavac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade.

A análise ocorre em reunião extraordinária da Diretoria Colegiada do órgão. Para que o uso do imunizante seja aprovado, é necessário ter maioria favorável à utilização do fármaco.

Antes da votação, o diretor da Gerência Geral de Medicamentos, Gustavo Mendes, sugeriu que a vacina seja aplicada em crianças saudáveis, de 6 a 17 anos, e não de 3 a 17 anos, como solicitado pelo Instituto Butantan, fabricante da vacina.

O primeiro voto será formalizado pela relatora Meiruze Freitas, da 2ª diretoria da agência. Além da gestora, outros quatro diretores da agência devem formalizar voto: Antonio Barra Torres, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos.

A sugestão para mudança de faixa etária foi feita porque não há dados suficientes sobre a vacinação de crianças de 3 a 5 anos e imunocomprometidas. A vacina já é aplicada na população pediátrica no Chile, e pesquisadores do país apresentaram dados sobre a imunização à Anvisa. No entanto, não há evidências suficientes para o público mais jovem.

“Caso a diretoria decida pela aprovação da vacina, considerando as limitações, a nossa orientação é que a faixa etária seja limitada a crianças de 6 a 17 anos não imunocomprometidas. São os dados que nós temos com maior informação e sugestão de desempenho. Isso é corroborado pelas sociedades médicas”, pontuou Mendes.

Acompanhe a deliberação ao vivo:

https://youtu.be/xtSouc5spzs

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.