16/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ministério da Saúde mira combate às fake news com megalicitação

Publicado em 10 de janeiro, 2022

Ministério da Saúde mira combate às fake news com megalicitação

O Ministério da Saúde iniciou o processo de licitação que vai escolher quatro agências publicitárias que serão responsáveis por campanhas e propagandas da pasta no combate às fake news. Um contrato de R$ 215 milhões será dividido entre essas empresas.

Entre as possíveis campanhas a serem abordadas, consta no edital buscar motivos para a queda da cobertura vacinal por parte da população e, até mesmo, o impacto das fake news e movimentos anti-vacinação.

As agências devem ajudar o ministério a reforçar o compromisso com a vacinação e identificar notícias falsas com relação a eventos adversos de vacinas contra a covid-19, bem como esclarecer sobre as informações equivocadas sobre a falta de eficácia do imunizante.

Contudo, o escopo do material licitatório pode colocar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) em rota de colisão com o próprio Ministério da Saúde. O mandatário não se vacinou e ainda duvida da eficácia dos imunizantes contra a covid-19 e sempre defendeu o uso remédios sem eficácia comprovada, como a cloroquina.

Em episódio recente, o presidente ainda insinuou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teria motivos fora da ciência e da saúde da população para autorizar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. O presidente ainda voltou a afirmar que não a sua filha mais nova, Laura, não se vacinará.

No fim de 2021, o presidente chegou também a relacionar o uso da vacina contra a covid-19 com a maior contração do vírus HIV, causador da aids. A declaração foi feita sem o menor respaldo científico e não há qualquer pesquisa que indique algum tipo de relação.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.