Três Centros de Testagem e Aconselhamento são entregues, em 2021, para testes de HIV, sífilis e hepatites virais B e C

Foto: Divulgação/Roberto Carlos/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), inaugurou neste mês, em alusão à campanha Dezembro Vermelho, três Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) em Manaus. O CTA da Policlínica Dr. José Lins, na zona Oeste, iniciou a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, além de orientação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nesta terça-feira (28/12).

Nos dias 21 e 22 deste mês, a SES-AM realizou a solenidade de inauguração de mais dois CTAs, nas Policlínicas Codajás, na zona Sul, e João dos Santos Braga, na zona Norte de Manaus. Com as entregas deste ano, subiu para nove o número de unidades da rede estadual de saúde que oferecem a testagem rápida para prevenção e controle das ISTs.

A entrega do CTA da Policlínica Dr. José Lins foi realizada pela secretária de Assistência Especializada da Capital, da SES-AM, Carla Lemos, que ressaltou a importância de oferecer mais próximo da população atendimento para o diagnóstico e tratamento das ISTs.

O estudante Eduardo Alves Guimarães realizou o teste na policlínica e recebeu o resultado em 15 minutos após a coleta. “A testagem é rápida e o resultado sai na mesma hora. Tudo isso facilita o diagnóstico, caso algum paciente teste positivo para alguma dessas doenças”, disse.

Foto: Divulgação/Roberto Carlos/Secom

Para a diretora da policlínica, Rosana Silva, é de grande importância a oferta do serviço de testagem de forma rápida. “A realização dos testes de forma acessível permite que a população obtenha mais informações para se proteger, ter o seu diagnóstico e fazer o tratamento quando assim for necessário. Ter uma equipe para passar todas as informações necessárias é a maior aliada à prevenção”, destacou a gestora.

O CTA disponibiliza para a população os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C, além do serviço de aconselhamento e orientação para o acompanhamento na rede de saúde, para os casos positivos.

A equipe multidisciplinar que atua nos CTAs é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais da unidade, que passaram por treinamento para compreender os fluxos de atendimento, manuseio dos materiais e apoio psicológico, caso necessário, em casos de exames com testagem positiva.

Outros locais de atendimento

Na rede estadual de saúde, as unidades da capital que também fazem os testes sob livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, são os CTAs na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova; na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado; e na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.

Dezembro Vermelho

Entre as ações realizadas pela SES-AM no mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids está a testagem itinerante na comunidade indígena Parque das Tribos, no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, e no bairro Santa Etelvina, em Manaus. A iniciativa também foi realizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital).

Além das testagens itinerantes, a programação incluiu a distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *