22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Omar aplaude decisão contra reajuste na tarifa de água em Manaus e elogia David Almeida

Publicado em 01 de setembro, 2021

O senador falou sobre a suspensão do reajuste na tarifa de água e esgoto em Manaus durante a sessão da CPI da Pandemia desta quarta-feira (1º). Foto: Divulgação/Ariel Costa

O senador Omar Aziz (PSD) parabenizou a suspensão do reajuste de 24,52% na tarifa de água e esgoto, em Manaus, aplicado na última semana pela Águas de Manaus, durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia desta quarta-feira (1º). O aumento foi revogado após o desembargador Elci Simões de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), acatar o agravo de instrumento da Prefeitura de Manaus, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM).

O coordenador da bancada amazonense no Congresso, senador Omar Aziz, afirmou que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), agiu de forma correta ao defender o interesse da população e parabenizou também o TJAM, na figura do desembargador Elci Simões de Oliveira, pela sensibilidade e entendimento do quanto o reajuste de quase 25%, na tarifa de água e esgoto sanitário, poderia impactar ainda mais a renda do manauara.

“No momento dessa crise que vivemos, no momento em que muitos amazonenses e principalmente manauaras estão desempregados, 24% é um reajuste impraticável, além de ser bem acima da inflação. O prefeito de Manaus, David Almeida, entrou na Justiça. A Justiça do Estado concedeu uma liminar não permitindo que houvesse o reajuste de 24%. Quero parabenizar o prefeito David por essa postura de defender a população da nossa cidade, quero parabenizar a justiça do Amazonas que não permitiu que se desse esse reajuste, que estaria cometendo uma grande injustiça ao povo de Manaus”, destacou o senador.

Outros reajustes

O parlamentar ressaltou, ainda, os custos atuais da cesta básica e da botija de gás, bem como o reajuste da tarifa de energia elétrica. Omar frisou a importância de serem desenvolvidas ações que contenham a inflação, impulsionem a geração de emprego e resolva o problema energético do país.

“Hoje, 10% do salário mínimo é para comprar um botijão de gás. Você gasta mais da metade do salário mínimo para a cesta básica. É preciso conter a inflação que corrói o salário dos trabalhadores, que há muito tempo não é reajustado. É lutando em prol daqueles que mais precisam, que nós vamos retomar o crescimento e melhorar a qualidade de vida da população”, pontuou.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.