23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em Manacapuru, indígenas atingidos pela cheia recebem o Auxílio Estadual Enchente

Publicado em 14 de junho, 2021

Na comunidade Guiribé, há famílias que foram atingidas pela cheia e se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Foto: Divulgação/Seas

A comunidade indígena Guiribé, da etnia Apurinã, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), foi contemplada pelo programa Auxílio Estadual Enchente, ação humanitária criada pelo governador Wilson Lima, em decorrência do agravamento dos efeitos sociais provocados pela cheia histórica dos rios da região.

Executada pela Defesa Civil do Estado e Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com outros órgãos estaduais e as prefeituras, a iniciativa atendeu nove famílias que tiveram suas casas atingidas na comunidade. Para isso, assistentes sociais e técnicos do governo estiveram no local na manhã do último domingo (13/6).

Localizado num dos afluentes do rio Miriti, o Guiribé conta com 18 famílias. A metade delas foi atingida pela cheia e se encontra em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. É o critério para ter acesso ao benefício eventual de caráter provisório, no valor de R$ 300 em parcela única, destinado à compra de itens de primeira necessidade.

“O que nós enfrentamos nessa enchente a gente nunca esperava. Essa (cheia) foi das maiores, que até atingiu a nossa comunidade e outras comunidades dos parentes, que estão alagadas, como a Jatuarana”, diz o cacique Francisco de Souza Queiroz, o Campoari – Pássaro Guerreiro.

Foto: Divulgação/Seas

A secretária da Seas, Alessandra Campêlo, coordenou o início das entregas do Auxílio Estadual Enchente em Manacapuru, no sábado (12/6). Durante a passagem pelo Guiribé, ela informou que, durante a semana, os técnicos que atuam no cadastramento e na distribuição dos cartões estarão na zona ribeirinha do município para atender agricultores familiares e ribeirinhos atingidos pela cheia.

“Estamos levando o programa para as comunidades mais distantes. Isso só tem sido possível graças ao empenho dos servidores estaduais e municipais, envolvidos na execução do Auxílio Enchente”, observa Alessandra.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.