17/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

SBPC pede que cientistas sejam de fato ouvidos em relação ao código florestal

Publicado em 11 de julho, 2011

Uma carta foi elaborada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em relação ao Tema. Em coletiva a Presidenta da SBPC, Helena Nader, cobrou parlamentares   

Por Daniel Jordano

Goiânia (GO)

O primeiro dia de atividades, palestras e oficinas da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que ocorre em Goiânia (GO), foi marcado pela discussão em torno da proposta do novo Código Florestal.

A presidenta da SBPC, Helena Nader, em entrevista coletiva pediu que os cientistas sejam de fato ouvidos em relação ao novo Código Florestal. Ela lembrou que não é bom para o país que a discussão em torno do tema seja uma disputa entre agronegócio e meio ambiente, mas cobrou parlamentares.

“Eles estão lá para representar a povo brasileiro e não interesses”, disse Nader sobre parlamentares e o Código Florestal.

Helena Nader afirmou ainda que no caso do código, é preciso integrar a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aos debates. Para o diretor da entidade, já há um diálogo entre ambientalistas e o agronegócio, mas é preciso rever no código as particularidades de cada região. “O tratamento do código é linear para todos os biomas e isso não pode ocorrer”, afirma.

Uma carta foi elaborada pela SBPC e pela Academia Brasileira de Ciência (ABC) sobre o tema (veja documento na íntegra aqui).

 

Educação 

A presidenta da SBPC voltou a pedir que o projeto de lei 220/10, que autoriza a contratação de professores sem o curso de pós-graduação pelas Instituições de ensino superior, não seja aprovado no senado. O tema deve ir ao plenário nesta terça-feira (12). “É um retrocesso. Há ainda uma outra situação: somos contra a revalidação de diplomas que não seja em Instituição credenciada com curso de pós-graduação com doutorado. Não estamos para servir A ou B, estamos para servir ao Brasil”, finaliza.

 

SBPC

A 63 Reunião Anual da SBPC teve início com mais de 8 mil inscritos, número que deve aumentar com as inscrições que estão sendo realizadas no local do evento. Entre a série de atividades que marcam a programação, estão 5.947 trabalhos de pesquisa e experiências de ensino-aprendizagem, 61 conferências, 80 mesas-redondas, 10 simpósios, sete sessões especiais, 80 mini-cursos e cinco assembléias. Participarão do encontro 314 palestrantes de Goiás e 124 de outros estados. Para tudo funcionar a contento, há 400 monitores e 200 pessoas trabalhando na organização do evento.

 

* Assessoria de Comunicação do INPA

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.