Está confirmado para o próximo dia 14 de março, às 20 horas, o show de lançamento do CD “Igarapé dos Currais”, do cantor e compositor amazonense Pedro Cesar Ribeiro, com participação especial do renomado violonista paraense Sebastião Tapajós. Dois artistas que tiveram participação relevante no cenário cultural amazônico ao longo dos últimos 40 anos, e que se mantêm atuantes, buscando inspiração nas raízes da música brasileira e da cultura regional.
O repertório inclui músicas autorais de Pedro Cesar e de outros compositores regionais que constam do CD “Igarapé dos Currais”, cujo projeto foi um dos contemplados nos editais Proarte 2011, da Secretaria de Estado da Cultura, através do Pombal Arte e Espaço Alternativo, e PAIC 2011, da Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Guaraná Tuchaua e do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicações do Estado do Amazonas (Sinttel-AM).
Reconhecido como um dos maiores ícones da música instrumental erudita e popular, Sebastião Tapajós dividirá o palco com Pedro Cesar para interpretar a música “Navio Gaiola”, de sua autoria em parceria com o compositor Antonio Carlos Maranhão. Ele também terá o seu momento solo, em que apresentará outras composições suas, numa rara oportunidade para o público poder apreciar a performance desse renomado violonista e conhecer a sua produção artística voltada para a temática regional.
Essencialmente amazônico, o CD “Igarapé dos Currais” reúne canções que retratam a vida cotidiana e cenários da Amazônia, a partir da criação e interpretação originais do artista parintinense Pedro Cesar Ribeiro, e de uma concepção musical contemporânea e universal. Uma mistura de sons e ritmos que traduzem a realidade regional conectada com o mundo, como ele mesmo define: “partindo do nosso quintal, de um ambiente de rios e florestas, ao encontro da música universal”.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Pedro Cesar Ribeiro
Com atuação marcante no movimento cultural do Amazonas, o cantor e compositor Pedro Cesar Ribeiro, natural do município de Parintins, notabilizou-se no cenário musical da região, ao longo de 40 anos de carreira. Depois de vivenciar diversas experiências e culturas pelo mundo afora, retornou a Manaus em 2009, com o propósito de fazer o registro de sua produção musical.
Pedro Cesar Ribeiro é notabilizou-se no cenário musical da região, desde a década de 70, participando do movimento musical que se caracterizou pelo resgate da cultura amazônica, juntamente com outros artistas de destaque no norte do País. Gravou o disco “Marujada” com os compositores Paulo André Barata e Ruy Barata, em 1979, quando também apresentou o Musical “Enchente Amazônica” na sala FUNARTE em Brasília.
Em 1981 produziu o musical “Ópera Cabocla” apresentado em Parintins, no Teatro Amazonas, em Manaus, e em outras cidades da Região Norte. Ainda na década de 80 integrou a equipe da Superintendência Cultural do Estado do Amazonas, atuando como coordenador do projeto Nossa Música, que revelou uma geração de compositores e cantores amazonenses. Também foi um dos idealizadores do Festival da Canção de Itacoatiara – FECANI, iniciado em 1984.
Gravou o disco “Malinagem” em 1985 e coordenou diversos projetos culturais no Estado do Amazonas, de suma importância para a divulgação da produção musical dos artistas amazonenses. Participou duas vezes do programa “Som Brasil”, da Rede Globo em 1984.
Nesse período, juntamente com outros artistas de Parintins, elaborou o projeto de criação da Secretaria Municipal de Cultura, sendo o primeiro secretário dessa pasta no município, com um trabalho que resultou na profissionalização do Festival Folclórico de Parintins. Participou ainda de diversas produções musicais da TV Educativa do Amazonas, atual TV Cultura-AM, especialmente da série Cenário Popular, que teve um de seus programas (“A Lenda da Mandioca”) agraciados com o prêmio Uirapuru de Ouro, concedido pelo Ministério da Educação e Cultura.
Atualmente, Pedro Cesar Ribeiro dedica-se à realização de projetos que visam documentar sua obra musical e à apresentação de shows no Amazonas e em outras cidades brasileiras, em particular nos estados da Amazônia.
Sebastião Tapajós
Nascido em Santarém, Pará, em 16 de abril de 1944, Sebastião Tapajós começou ainda criança a estudar violão. Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.
Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim e internacionais como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D’Rivera.
Em 1998 compôs a trilha sonora do longa-metragem paraense Lendas Amazônicas.
Tapajós é hoje um músico consagrado na Europa, onde se apresentou um sem-número de vezes durante as últimas décadas, particularmente na Alemanha e já lançou mais de cinqüenta discos. Tendo uma sólida carreira internacional, o violonista vem realizando todos os anos pelo menos duas turnês internacionais. Todos os seus discos têm sido relançados em CD em vários países.
Em 2005, estreou, ao lado da bailarina Carmen Del Rio, o espetáculo “O Violão e a Bailarina”, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro. O show contou com a participação especial de Ney Conceição.
Além de sua obra como Instrumentista, é autor de várias canções, em parceria com Marilena Amaral, Paulinho Tapajós, Billy Blanco, Antonio Carlos Maranhão, Avelino V. do Vale e outros compositores.
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Emílio Santiago, Miltinho, Pery Ribeiro, Jane Duboc, Maria Creuza, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Ana Lengruber e Cristina Caetano, entre outros.
Sebastião Tapajós vive hoje em Santarém, sua cidade natal.
Veja mais notícias em Releases