05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Coronel guerreiro de selva perde batalha contra Covid-19 e CMA lamenta falecimento

Publicado em 06 de janeiro, 2021

Coronel guerreiro de selva

Coronel guerreiro de selva Martini, na foto com a esposa, é uma lenda do Exército Brasileiro

Edilson de Andrade Martini, guerreiro de selva e lendário comandante da 1ª Companhia de Comunicação de Selva (1ª Cia Com Sl), sucumbiu à pandemia de Covid-19. Ele faleceu nesta terça-feira (05/01), no hospital Santa Júlia.

O comandante militar da Amazônia, general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, manifestou “o mais profundo pesar pelo falecimento do eterno comandante da 1ª Cia Com Sl”.

Martini ingressou no Exército em 1976 e passou à reserva em 2004. Comandou, em Manaus, a 1ª Cia Com Sl de dezembro/1992 a dezembro/1994. Foi instrutor no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e serviu no comando da 12ª Região Militar.

Admirado pelo destaque operacional, Martini destacou-se nos cursos de Operação na Selva, Pára-Quedista, Ações de Comandos e Forças Especiais, na Brigada de Infantaria Pára-Quedista.

O oficial da reserva foi condecorado com as medalhas Militar de Bronze, Militar de Prata, de Serviço Amazônico grau passador de prata e Pacificador.

A formação atlética e os destaques nos cursos considerados os mais duros do Exército, quando na ativa, foram lembrados por comandados e comandantes.

 

Pandemia

A pandemia de Covid-19, que havia atingido o auge nos meses de abril e maio, no Amazonas, parece ter chegado a outro pico equivalente. Hospitais, públicos e privados, estão lotados. O recorde de internações, em todo o processo, foi atingido no domingo (03/01). O governo do Estado abre novos leitos, mas faltam profissionais de saúde.

Os hospitais particulares recusam pacientes. O hospital Santa Júlia fechou o pronto-atendimento, desde as 18h desta terça (05/01), após atingir 100% da capacidade operacional.

O cenário da “primeira onda”, com os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) lotados e internando muitos pacientes, voltou a ser registrado. O mesmo vale para as câmaras frias, em conteiners, improvisadas nos principais hospitais públicos da cidade.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.