06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Josué Neto perde PRTB-AM para o pastor Nilmar Oliveira, em articulação de Wilson Lima

Publicado em 07 de dezembro, 2020

Josué Neto perde PRTB

Josué Neto perde PRTB para pastor evangélico Nilmar (esquerda), depois de articulação do governador Wilson Lima com o presidente nacional da sigla, Levy Fidelix (direita)

O presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, mudou o comando da sigla no Amazonas. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, perde a presidência estadual para o pastor Nilmar Oliveira. “Foi uma articulação política do governador Wilson Lima com o presidente nacional Fidelix”, revela Nilmar.

O pastor é membro da igreja Aliança Evangélica, do apóstolo Francisco Teté Alves. O templo principal da igreja é no bairro de Santo Antônio, na rua Raul Azevedo, 777.

Nilmar não esconde também que o presidente da Aleam não é bem-vindo. “A atual postura do presidente Josué Neto não se coaduna com a minha, que sou aliado, de primeira linha, do governador Wilson Lima. É claro que ele não se sentirá muito confortável, me tendo como presidente do partido e sendo aliado do governador”, disse o novo presidente.

 

Guerra aberta

Josué Neto está em rota de colisão com Wilson Lima e acaba de desafiar o governador, ao participar da articulação que elegeu Roberto Cidade presidente da casa. A eleição está sub judice, uma vez que há uma liminar, do desembargador Wellington José de Araújo, anulando o resultado.

A Aleam entrou com embargos declaratórios, junto ao próprio desembargador, e um pedido de reconsideração do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Domingos Chalub. Nenhuma das duas ações ainda teve julgamento e a data limite para a eleição permanece 17/12, dia da última sessão da casa este ano.

Especula-se uma movimentação febril, nos bastidores do Legislativo, para articulação de nova chapa, que faça frente à formada por Cidade e Neto.

Josué tem a meta de ocupar o cargo do pai, Josué Filho, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) até abril/2021. Aceitou ser 1º vice de Roberto Cidade, em troca de garantia da eleição para o cargo. O confronto, a partir daí, virou questão de sobrevivência para ambos. A nomeação é privativa do governador, em lista tríplice enviada pela Aleam, à qual pertence o cargo. Wilson não nomearia Neto. A alternativa seria cassar o governador, até abril, o que teria se tornado uma obrigação para Josué Neto.

A retirada do ainda presidente da Aleam da presidência do PRTB é só mais um episódio do confronto entre os dois. O mais esperado é a nova eleição para a presidência do Poder Legislativo do Amazonas. E de quem será o terceiro na linha de sucessão do Governo do Estado, depois do governador e do vice-governador.

 

Mestre e doutor em Economia

Nilmar Oliveira é professor, mestre e doutor em Economia, formado pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi candidato a deputado federal, pelo PRTB, em 2018. “Minha boa votação é uma das razões que motivaram minha chegada à presidência do partido”, afirma.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.