A portaria ministerial nº 20.388/2020 autorizou a abertura de 6.500 novas vagas temporárias no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o documento do Ministério da Economia, esses servidores serão contratados a partir de janeiro de 2021 para “operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE”.
O edital ainda será lançado, mas o quantitativo de vagas do concurso IBGE será distribuído da seguinte forma: Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas; Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas; Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas; Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.
Segundo o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, que já foi encaminhado ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto de 2020, ficou mantida a previsão de que a seleção para o Censo populacional aconteça mesmo em 2021, com o orçamento provável de R$ 2 bilhões.
O processo seletivo do IBGE aconteceria em 2020, mas foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.
Os dois editais do concurso IBGE publicados (nº 2/2020 e 3/2020) ofertavam um total de 208.695 vagas.