21/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

SES-AM inicia a abertura gradativa de Caics e Caimis a partir de 1º de outubro

Publicado em 25 de setembro, 2020

Foto: Arquivo/SES-AM

No dia 1º de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) começa a reabertura dos Centros de Atenção Integral à Saúde da Criança (Caics) e Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), em Manaus. As unidades tiveram o atendimento interrompido, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS) em razão da pandemia do novo coronavírus.

As unidades realizam atendimento especializado e auxiliam no reforço para a Atenção Primária no município e a reabertura foi anunciada pelo governador Wilson Lima na quinta-feira (24/9). A reabertura acontece em duas fases, com o retorno dos atendimentos em seis Caics e dois Caimis. Até o mês de novembro, a expectativa é que os demais seis Caics e o Caimi Paulo Lima retomem também as atividades.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital da SES-AM, Márcia Murad, os Caics e Caimis são unidades que oferecem consultas de rotina a crianças e atenção especializada com ênfase em reabilitação aos idosos.

Serão reabertos os Caics Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no Novo Israel; Moura Tapajós, no Monte das Oliveiras; Afrânio Soares, no Parque Dez de Novembro; Dr. Gilson Moreira, na Cidade Nova; José Carlos Mestrinho, Alvorada 2; e José Contente, no Jorge Teixeira, que retomam os atendimentos nesta quinta (1º/10). Assim como o Caimi Ada Rodrigues Viana, na Compensa, e o Caimi Dr. André Araújo, na Cidade Nova II.

Atendimento

Como o público atendido integra o grupo de risco para doenças respiratórias provocadas por vírus, entre elas a Covid-19, a SES-AM, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), está oferecendo apoio técnico aos servidores, sobre o fluxo correto de pacientes na unidade, assim como orientações sobre medidas de segurança do paciente, frente à Covid-19.

“A FVS está nos apoiando com as medidas de segurança que são necessárias para que, tanto a equipe tenha segurança na sua atividade, quanto o usuário tenha menos exposição a contaminação a qualquer patógeno”, disse a secretária.

Agendamento de consultas

Os atendimentos serão realizados via agendamento prévio em cada unidade. Para evitar aglomerações, antes mesmo da reabertura, os Caics e Caimis iniciaram o agendamento com a comunidade do entorno e pacientes de rotina.

Para agendar consulta, os pacientes devem procurar a recepção dos Caics e Caimis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

“A gente solicita a compreensão das famílias para que as mães possam se organizar e no máximo levar duas crianças, por vez. E que sejam acompanhadas ou pela mãe ou por um responsável somente, no dia da consulta, para que a gente possa evitar aglomeração. Além disso, pedimos que levem a garrafinha com água que seja individual, para não ficar manipulando o bebedouro”, recomendou ela.

Com o retorno das atividades ambulatoriais no restante da rede, no final do mês de junho, a SES-AM iniciou junto aos Caics e Caimis o processo de reestruturação, com manutenção, abastecimento de insumos, limpeza da área externa, aquisição de EPIs. Além disso, faz parte do plano de reestruturação do Programa Saúde Amazonas a reforma de cinco Caics, com implantação dos Centros Especializados de Atendimento a Criança e Adolescente do Amazonas.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.