23/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Susam planeja reabertura do Delphina Aziz para atendimentos não Covid-19

Publicado em 14 de agosto, 2020

Susam planeja a reabertura do Delphina Aziz para atendimentos não Covid-19. Foto: Roseane Mota/Susam

Com a redução das internações e a necessidade de aumentar a oferta de procedimentos para atender as demandas da rede, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está elaborando o plano de retomada gradual dos atendimentos não Covid-19 no Hospital Delphina Aziz. Nesta sexta-feira (14/8), o secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, e equipe técnica da pasta se reuniram com a direção do para tratar sobre a reabertura da unidade que, diante da pandemia do novo coronavírus, se tornou exclusiva para atendimento de pacientes com a Covid-19.

Depois que o hospital se transformou em unidade de referência para a Covid-19 no Estado, sua capacidade instalada aumentou de 132 para 352 leitos. Com a reabertura, a carta de serviços está sendo reconfigurada. Na nova proposta, o Delphina Aziz deixará de ser porta aberta, como era antes da Covid-19, para se transformar em um hospital geral de grande porte, especializado em cirurgias eletivas e também de transplante.

Diante da pandemia do novo coronavírus, a unidade se tornou exclusiva para atendimento de pacientes com a Covid-19. Foto: Roseane Mota/Susam

Segundo o secretário, a reabertura, com data ainda a ser definida, deverá iniciar pelo parque de imagem e serviços de laboratório, dando suporte à rede de saúde na área de diagnóstico. Junto com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a Susam trabalha em um plano para que a unidade também seja referência em atendimentos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), as chamadas doenças sazonais, que costumam aumentar no primeiro semestre.

“O Delphina Aziz é um importante hospital para a nossa rede e, com a diminuição dos casos de Covid, ele tem uma ampla oportunidade de aumentar a capacidade. Nossa ideia é que ele seja um grande hospital de retaguarda de toda a rede. Nós queremos diminuir as filas de atendimento, filas de exames e filas de cirurgias, tirando a pressão por atendimento nas demais unidades da nossa rede de saúde”, afirmou o secretário.

Reunião entre equipe da Susam e do hospital ocorreu nesta sexta. Foto: Roseane Mota/Susam

Leitos ampliados

Por ser referência em atendimento para Covid-19, durante a pandemia, o hospital Delphina Aziz ampliou o número de leitos, de 132 para 352, dos quais 100 somente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última quinta-feira (13/8), a taxa de ocupação de leitos clínicos estava em 29% e de UTI em 27%.

A reunião contou com a participação da FVS-AM, que está orientando a área técnica em relação aos protocolos de atendimento na reabertura, e do Complexo Regulador do Amazonas. A ideia é que seja criado um protocolo de acesso à unidade, com a triagem de pacientes e separação das áreas destinadas ao atendimento de pacientes com Covid-19 e não Covid-19.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.