
Reitor da UEA tem celular clonado no golpe da falsa mensagem de pedido de dinheiro. Fotos: Divulgação
O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, foi vítima de tentativa de golpe por meio de aplicativo de mensagem. Uma pessoa está utilizando um número de celular, com a foto do reitor, para pedir dinheiro. Cleinaldo Costa já registrou Boletim de Ocorrência (BO) e alerta para que não depositem ou transfiram qualquer quantia.
Reitor da UEA
Golpes que envolvem aplicativos de mensagem como o WhatsApp são cada vez mais comuns. Um dos procedimentos mais usados pelos criminosos consiste em acessar ilegalmente as conversas da vítima e se passar por ela para pedir dinheiro a parentes e amigos, que são instruídos a fazer depósitos em contas de terceiros. Para ter acesso ao WhatsApp clonado da vítima, os fraudadores se apropriam do código de ativação do mensageiro, enviado por SMS ao celular do usuário.
Clonagem
Essa técnica consegue clonar o chip de celulares e, por consequência, o WhatsApp, para extorquir dinheiro dos usuários. Utilizando uma brecha no mecanismo de verificação de identidade no call center das operadoras de telefonia, os criminosos compram chips novos e ligam para a central das empresas se passando pelas vítimas, em uma suposta tentativa de recuperar um número perdido ou roubado.
Mesmo com a solicitação de dados pessoais, como endereço completo e CPF, alguns bandidos conseguem passar por essa camada de segurança e ativar o número das vítimas no novo chip. Então, passam a entrar em contato com amigos e parentes para pedir depósitos em dinheiro.
Como se proteger?
A forma mais efetiva de se proteger para não ter o WhatsApp clonado é ativar a verificação em duas etapas, em que você cria um segundo código numérico solicitado durante o login no mensageiro. Caso alguém consiga acesso ao seu código de validação de login enviado por SMS, precisará saber também o PIN que você criou, o que torna a liberação da conta mais difícil, já que é uma numeração que só você conhece.
Para ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, acesse os Ajustes, vá em “Conta”, toque em “Confirmação em duas etapas” e toque em “Ativar”. Então, crie seu PIN e informe um e-mail para recuperação da senha, em caso de perda.
Deixe um comentário